Imagem: reprodução/redes sociais
As autoridades da Espanha ainda buscam desaparecidos após a devastação causada pelas chuvas torrenciais que atingiram a região de Valência, no sudeste do país. Segundo meteorologistas, choveu o esperado para o ano todo em apenas algumas horas.
De acordo com o último balanço divulgado, pelo menos 62 pessoas morreram por conta das inundações. A força da água foi tão intensa que causou a destruição de estradas e arrastou centenas de automóveis. Milhares de pessoas estão sem luz.
Leia mais
As chuvas torrenciais na Espanha foram resultado de um complexo cenário meteorológico envolvendo um bloqueio atmosférico. Havia uma bolha de calor no Norte da África, o que contribuiu para a instabilidade extrema com a formação de nuvens carregadas sobre o Mediterrâneo que avançaram para o continente europeu.
De acordo com o serviço meteorológico espanhol Aemet, foram 445,4 mm de chuva em apenas um dia. Esta é a maior precipitação em um período de 24 horas na Comunidade Valenciana desde 11 de setembro de 1996, quando choveu 520 mm em Tavernes de la Vall.
Em Chiva, Oeste de Valência, o acumulado de chuva foi de 491,2 mm em apenas oito horas. A média anual de precipitação na região é de aproximadamente 500 mm.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de outubro de 2024 11:57