ChatGPT vai permitir busca no histórico de conversas

Recurso chega imediatamente aos usuários dos planos Plus e Team do ChatGPT; em breve, planos Enterprise e Edu também ganharão a novidade
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 31/10/2024 03h30, atualizada em 01/11/2024 14h17
Menu do ChatGPT
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ChatGPT agora oferece nova ferramenta de busca que facilita a localização de informações em seu histórico de conversas.

Anunciado pela OpenAI no X, o antigo Twitter, o recurso inclui ícone de lupa no canto superior esquerdo da interface, permitindo que os usuários busquem por palavras-chave e frases em suas interações anteriores.

Usuários dos planos Plus e Team terão acesso imediato, enquanto usuários Enterprise e Edu poderão utilizá-lo em uma semana. Os usuários gratuitos terão acesso ao recurso ao longo do próximo mês. A OpenAI afirma que essa funcionalidade visa economizar tempo e organizar informações, permitindo que as pessoas revisitem respostas úteis e continuem conversas interrompidas.

https://twitter.com/OpenAI/status/1851340618108481596

Ao realizar uma busca, o ChatGPT examina o histórico de conversas e retorna resultados relevantes que correspondem aos termos pesquisados, possibilitando a abertura do chat correspondente. A empresa sugere que a nova ferramenta pode ser útil para acompanhar projetos, estudar e realizar brainstormings.

Leia mais:

Nova ferramenta que facilita a localização de informações no chatbot (Imagem: Divulgação/OpenAI)

ChatGPT: preocupação sobre privacidade de dados é entrave

  • Esse lançamento ocorre em meio a preocupações sobre a privacidade dos dados, especialmente após críticas sobre o armazenamento de históricos mesmo quando os usuários optavam por não compartilhar suas informações;
  • O ChatGPT garante que apenas o usuário tem acesso ao seu histórico e que as conversas não são usadas para treinamento a menos que o consentimento seja dado;
  • Os usuários também podem desativar o histórico, o que impede salvamento e busca de conversas.

No entanto, a capacidade de recuperar conversas antigas pode levantar questões, especialmente em contextos sensíveis, como relacionamentos. O recurso pode, inadvertidamente, gerar conflitos, facilitando encontrar registros de discussões passadas.

chatgpt
Recurso do ChatGPT levanta questões sobre quem tem acesso ao histórico de conversas armazenado (Imagem: Primakov/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.