Marisa Silva 31 de outubro de 2024
Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (31):
Lançado em 2021, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, vem trazendo revelações impressionantes sobre o Universo. Esse instrumento avançado – o mais poderoso já enviado ao espaço – permite observar galáxias formadas apenas 200 a 500 milhões de anos após o Big Bang, oferecendo uma espécie de “janela do tempo” que nos permite ver o cosmos como ele era na juventude.
A história de Marte desperta um enorme interesse na comunidade científica. Hoje, um dos maiores mistérios sobre o planeta é em relação a quando ele pode ter reunido condições adequadas para suportar a vida. Segundo um novo estudo, o solo marciano teria sido habitável em um período muito mais recente do que o imaginado pela comunidade científica. O trabalho propõe que isso seria possível graças ao campo magnético do planeta, hoje praticamente inexistente.
Atualmente, há 1,4 milhão de quilômetros de cabos de telecomunicações no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta. Eles são responsáveis pela transferência de 99% de todos os dados digitais. Isso significa que uma eventual falha traria impactos significativos para a população mundial.
A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, deu início ao desenvolvimento de seu primeiro chip próprio em parceria com a Broadcom e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). A medida visa aumentar sua capacidade de infraestrutura para suportar sistemas avançados de inteligência artificial (IA), enquanto utiliza uma estratégia de diversificação de fornecedores.
A sonda espacial Voyager 1, em missão desde 1977, utilizou um transmissor reserva que estava inativo desde 1981 para restabelecer contato com a Terra após uma falha recente de comunicação.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de outubro de 2024 21:36