Clima fica instável em boa parte do Brasil no 1º fim de semana de novembro

As maiores chance de temporal estão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul; no Norte e no Nordeste, a chance de chuva é menor
Pedro Spadoni01/11/2024 08h51
Mulher andando na chuva com guarda-chuva aberto
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O clima deve ficar instável em boa parte do Brasil no primeiro fim de semana de novembro, segundo o G1. As maiores chance de temporal estão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Norte e no Nordeste, a chance de chuva é menor.

Como o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre no domingo (03), a recomendação é que os estudantes levem guarda-chuva, além de caneta preta. O item é permitido, mas deve embaixo da carteira, junto a bolsas e mochilas.

Os estudantes do Centro-Oeste são os que mais devem tomar cuidado com as tempestades“, disse o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1.

Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem ter temporais neste fim de semana

Como apontado pelo meteorologista, a região Centro-Oeste é onde o tempo deve ficar mais instável neste fim de semana. Para você ter ideia, a previsão é de chuva forte em todas as capitais da região.

Pessoas agasalhadas e carregando guarda-chuvas andando em avenida de São Paulo
Capital paulista deve ter pancadas de chuva neste fim de semana (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

No Sudeste, há possibilidade de pancadas de chuva na capital paulista e no Rio de Janeiro. Já no interior paulista deve chover forte. Também há previsão de pancadas fortes de chuva, mas mais isoladas, no Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais.

  • Previsão para o Dia de Finados, no sábado (02), é que a manhã tenha períodos de sol, enquanto ao longo da tarde nebulosidade e possibilidade de chuva devem aumentar;
  • Pancadas podem ser fortes no centro-oeste e norte de São Paulo e no centro-oeste de Minas;
  • Chuva pode ser mais intensa em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Leia mais:

Mulher andando na com guarda-chuva aberto em dia com chuva e sol
Aproximação de frente fria deve causar chuva com raios no Rio Grande do Sul (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No Sul, a previsão é de chuva com raios no Rio Grande do Sul e em áreas do oeste e norte do Paraná por conta da aproximação de uma frente fria. Centro e sul do Paraná e oeste de Santa Catarina devem ter pancadas de chuva.

No Nordeste, chuvas passageiras podem cair no litoral leste das capitais. No Norte, muitas nuvens e pancadas de chuva estão previstas para: Amazonas (centro-oeste), Acre, Rondônia, Pará (sul) e Tocantins.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.