Imagem: Delpixel/Shutterstock
Muitos veem o voto como um dever cívico, mesmo em países onde não é obrigatório. As pessoas se empenham para exercer seu direito de escolher representantes, mas, às vezes, as circunstâncias complicam essa tarefa. Por exemplo: como os astronautas fazem para votar lá do espaço?
Na próxima terça-feira (5), acontece a eleição para a presidência dos EUA, e pelo menos quatro dos sete tripulantes atuais da Estação Espacial Internacional (ISS) são norte-americanos: Suni Williams, Butch Wilmore, Don Pettit e Nick Hague.
Desde 1971, os cosmonautas (astronautas da Rússia) no espaço, votam principalmente por procuração, sem a confidencialidade. Em 2017, o astronauta francês Thomas Pesquet também delegou a um colega a tarefa de votar por ele. Já os astronautas da NASA votam diretamente, o que é um pouco mais complexo.
Eles precisam preencher um requerimento de cartão postal federal para obter uma cédula de votação ausente. Com isso, podem preencher uma cédula eletrônica enquanto estão na ISS.
Leia mais:
Desde 2004, astronautas americanos votam regularmente da ISS – exceto em 2012, quando Suni Williams e Kevin Ford enviaram suas cédulas antes da missão. A astronauta Kathleen Rubins é a única que votou em mais de uma eleição, em 2016 e 2020.
As informações são do site IFL Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de novembro de 2024 20:59