Imagens impressionantes foram captadas pelo astronauta da NASA Josh Cassada e por seu companheiro japonês de missão, Koichi Wakata, que estão trabalhando há quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Em seus últimos dias a bordo do laboratório orbital, eles registraram a formação de auroras na atmosfera da Terra.

“Absolutamente irreal”, escreveu Cassada na legenda da foto no Twitter.

publicidade

“Vista espetacular da aurora, luzes da cidade, a Lua, o nascer do sol e os painéis solares da ISS sobre o Canadá em um quadro”, postou Wakata.

As exibições das luzes do norte – causadas pela interação de partículas solares carregadas com moléculas na atmosfera da Terra – foram sobrecarregadas recentemente pela forte atividade solar das últimas semanas.

publicidade

O registro feito pelo astronauta – sob uma perspectiva absolutamente privilegiada – vem na fila de diversas capturas feitas de partes variadas do Hemisfério Norte no último fim de semana.

Outra captação curiosa mostra, em timelapse, a formação de auroras sob o ponto de vista de um morador do Canadá, com um detalhe: rapidamente, é possível ver a ISS passando ao fundo.

publicidade

De acordo com o serviço de meteorologista espacial do Reino Unido, Met Office, o espetáculo foi resultado da ejeção de massa coronal (CME), uma poderosa explosão de plasma solar de uma região ativa, ou mancha solar, que entrou em erupção do Sol na sexta-feira (24).

Leia mais:

publicidade

Cassada e Wakata chegaram à ISS em outubro de 2022, junto com as outras duas tripulantes da missão Crew-5 da SpaceX – a astronauta Nicole Mann, da NASA, e a cosmonauta Anna Kikina, da Rússia.

Esse time está programado para retornar à Terra cerca de cinco dias após a missão Crew-6 da SpaceX chegar ao laboratório em órbita. Esse voo é esperado para decolar na madrugada de quinta-feira (2), a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!