Vulcão entra em erupção e deixa pelo menos dez mortos na Indonésia

As autoridades do país emitiram um alerta de nível máximo e decidiram evacuar locais a cerca de 20 quilômetros da cratera do vulcão
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Flavia Correia 05/11/2024 10h19, atualizada em 04/12/2024 15h36
vulcao-1-1920x1080.png
Vulcão em erupção na Indonésia. Imagem: Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As autoridades da Indonésia estão realizando trabalhos de busca e resgate após uma erupção no leste do país. O vulcão Lewotobi Laki-laki começou a expelir grandes quantidades de lava e cinzas vulcânicas no final do domingo (3).

Segundo o último balanço do governo indonésio, pelo menos dez mortes foram confirmadas até agora. Milhares de pessoas foram forçadas a deixar vilarejos próximos em razão dos ricos relacionados à erupção.

Erupção gerou alerta de nível máximo

O vulcão Lewotobi Laki-laki, localizado na Ilha de Flores, lançou lava e rochas incandescentes a cerca de quatro quilômetros de distância, queimando e danificando casas em vilarejos próximos. Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, foi registrada uma grande quantidade de fortes relâmpagos, o que causou pânico na população.

Vulcão Lewotobi Laki-laki entrou em erupção no último domingo (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

As autoridades do país emitiram um alerta de nível máximo e decidiram evacuar locais a cerca de 20 quilômetros da cratera do vulcão. Ainda declararam estado de emergência para os próximos 58 dias, o que significa que o governo central poderia ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados.

De acordo com a Associated Press, a agência de desastres da Indonésia alertou sobre possíveis inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias. O aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Maumere, foi temporariamente fechado.

Leia mais

Vulcão expeliu grandes quantidades de fumaça (Imagem: reprodução/redes sociais)

Região apresenta intensa atividade vulcânica

  • A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
  • A mais recente erupção ocorre após uma série de eventos do tipo.
  • Em maio deste ano, por exemplo, o vulcão Monte Ibu, localizado na ilha de Halmahera, forçou a retirada de pessoas de sete vilarejos.
  • Já o vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em abril e levou as autoridades a retirar mais de 12 mil pessoas da região.
  • Por fim, inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, deixaram mais de 60 pessoas mortas no início do ano.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.