Elon Musk deverá ser o grande beneficiado pela vitória de Trump

Elon Musk apostou alto na campanha de Trump, e agora poderá ser participativo no governo do próximo presidente dos EUA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 06/11/2024 16h37
Elon Musk com o rosto de lado e os braços abertos
Bilionário está bastante entusiasmado com o futuro do país (Imagem: Kathy Hutchins/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos, e a aposta de Elon Musk em apoiar intensamente o candidato republicano vai se mostrando acertada por parte do bilionário, dono da Tesla, da SpaceX e do X (Twitter).

O The Wall Street Journal explica como Musk deve colher os benefícios de ter apoiado e gastado mais de US$ 100 milhões para que Trump retornasse a Casa Branca.

Há quem levante preocupações sobre um possível conflito de interesses, já que as empresas de Musk — Tesla, SpaceX, e outras — dependem de decisões governamentais, como a escolha de foguetes para missões espaciais, regulamentação de carros autônomos e a aprovação de satélites.

Musk tem planos de participar ativamente da administração de Trump, inclusive propondo a criação de um “Departamento de Eficiência Governamental”, que lhe daria uma posição estratégica para influenciar políticas a favor de suas empresas.

Leia mais:

Montagem com fotos de Elon Musk e Donald Trump
Musk deverá exercer papel importante no governo de Trump nos próximos quatro anos (Imagem: Frederic Legrand e Jonah Elkowitz – Shutterstock)

Tesla, SpaceX e outras empresas de Musk terão privilégios?

  • O bilionário controla seis empresas com ativos superiores a US$ 1 trilhão, incluindo a SpaceX, que tem contratos valiosos com a NASA e o Pentágono.
  • Musk também se beneficiaria de novos projetos governamentais, como a expansão de internet via satélite e subsídios para carros elétricos, que favorecem diretamente a Tesla.
  • Além disso, Musk tem sido alvo de várias investigações regulatórias, incluindo sobre privacidade no X (antigo Twitter), segurança dos veículos da Tesla e questões relacionadas à sua compra do Twitter.
  • Sua proximidade com Trump e outros líderes globais, como Vladimir Putin e Xi Jinping, também levanta questões sobre como seus negócios podem influenciar a política externa.

Embora Trump tenha elogiado Musk e prometido protegê-lo, críticos alertam que sua crescente influência pode resultar em um aumento de sua fortuna, comprometendo a imparcialidade das decisões governamentais.

Elon Musk, por sua vez, nega ter pedido favores a Trump, mas a relação entre eles pode gerar ainda mais controvérsias à medida que o bilionário se aproxima do poder político.

musk donald trump
Relação próxima de Elon Musk e Donald Trump gera tanto preocupações como expectativas para o futuro dos EUA e do mundo – Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.