Siga o Olhar Digital no Google Discover
Para que os veículos autônomos se tornem populares e seguros, é crucial a proteção todos os usuários da estrada, especialmente os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas. Esses grupos, que sofrem milhares de fatalidades a cada ano, têm sido negligenciados pela indústria automotiva, que foca na segurança dos ocupantes dos veículos.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Diante disso, a Waymo, empresa de robotáxi da Alphabet (dona do Google), conduziu um estudo sobre acidentes envolvendo usuários vulneráveis, visando melhorar a segurança dos seus veículos autônomos e ajudar a indústria.
O estudo da Waymo, descrito como o maior conjunto de dados desse tipo nos EUA, analisou mais de 300 acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas em várias cidades, a partir de filmagens de câmeras de painel da empresa Nexar.
Leia mais
- Waymo diz que carros sem motorista são 200% mais seguros
- Uber: como alterar informações básicas
- Reino Unido terá carros autônomos a partir de 2026

Como os acidentes costumam ocorrer
- A pesquisa revelou que os acidentes envolvendo esses grupos ocorrem com maior frequência quando os usuários vulneráveis agem de forma inesperada, como atravessar a rua fora da faixa de pedestres ou contra o semáforo.
- Outro detalhe revelado é que obstáculos como árvores ou outros veículos aumentam o risco de colisões.
- A Waymo também usou dados de outros estudos internacionais para desenvolver modelos de avaliação de risco.
- Seus veículos autônomos operam em cidades como São Francisco, Los Angeles e Phoenix, onde enfrentam o desafio diário de lidar com usuários vulneráveis da estrada.
Apesar de alguns acidentes envolvendo seus carros, a empresa espera que os dados obtidos ajudem a melhorar a segurança e as decisões dos veículos autônomos, prevenindo futuras tragédias.
Este estudo oferece percepções valiosas sobre como os veículos autônomos podem ser aprimorados para lidar com as complexidades do tráfego urbano e minimizar os riscos para os usuários mais expostos.
