Grok, IA de Elon Musk, diz que ele propaga desinformação no X

O chatbot aponta seu próprio dono como um dos maiores disseminadores de desinformação na rede social que ele comanda
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 13/11/2024 17h46
grok
Imagem: Sina Salehian/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O modelo de inteligência artificial de Elon Musk, Grok, afirmou que o bilionário espalha desinformação no X, a plataforma que ele adquiriu há dois anos, antes chamado de Twitter.

Em resposta a uma pergunta de um usuário sobre quem mais dissemina desinformação na rede social, o Grok afirmou que Musk é um dos maiores responsáveis por esse fenômeno, citando seu alcance massivo e o conteúdo de suas postagens sobre política e Covid-19, além das mudanças na moderação de conteúdo feitas após sua aquisição da plataforma.

O Grok destacou que, quando Musk compartilha ou comenta desinformação, isso tende a ganhar legitimidade entre seus seguidores, podendo ter consequências reais, especialmente em eventos como eleições.

Eleição: um dos focos de Musk ao espalhar fake news

  • A IA também apontou que a definição de “desinformação” pode ser subjetiva, mas que há evidências substanciais de que Musk espalhou informações falsas sobre vários tópicos, incluindo eleições, alegações de fraude no processo de votação e manipulação de vídeos.
  • Embora Musk não tenha respondido aos comentários sobre as críticas do Grok, o chatbot gerado pela IA não é isento de controvérsias.
  • A plataforma já foi acusada de produzir informações incorretas, como cronogramas falsos de eventos de notícias e desinformação, conforme relatado pela Vice News no ano passado.
xAI, Grok e Elon Musk
Elon Musk não se pronunciou após as acusações que o Grok fez contra ele (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Leia mais:

O The Independent notou que, apesar das críticas, Elon Musk continua a promover o uso do Grok como uma ferramenta para obter respostas com base em informações atualizadas, ao mesmo tempo, em que critica a mídia tradicional.

Musk também tem sido responsável por disseminar desinformação sobre vários assuntos, como o financiamento da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) para vítimas de desastres naturais e alegações falsas sobre as eleições dos EUA.

A versão beta pública do Grok foi lançada em agosto e estará disponível até o final deste ano.

grok
O Grok também já recebeu críticas por responder usuários com informações incorretas – Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: