Pré-jogo com IA: ESPN cria avatar com estatísticas para análises

Projeto, em fase de testes, será usado em programa de futebol americano universitário para divulgar estatísticas no pré-jogo
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 19/11/2024 05h20, atualizada em 04/12/2024 14h12
Avatar da ESPN
Novidade está em testes (Imagem: Divulgação/ESPN)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A ESPN anunciou a criação de avatar gerado por inteligência artificial (IA) para discussões pré-jogo, “promovendo educação e diversão em torno de análises esportivas”, segundo o canal esportivo. A tecnologia está sendo testada no programa de futebol americano universitário de sábado “SEC Nation”.

Batizado de FACTS, o avatar vai usar informações extraídas do ESPN Analytics, que inclui dados, como o Football Power Index (FPI), estatísticas de jogadores e times e cronogramas de jogos. A emissora garante que o recurso não vai substituir jornalistas e colaboradores.

“O FACTS foi criado para testar inovações no mercado e criar uma saída para os dados do ESPN Analytics serem acessíveis aos fãs em segmento envolvente e agradável. Ele complementa nossos jornalistas e talentos no ar, fornecendo percepções adicionais”, disse Baron Miller, produtor-coordenador da SEC Network/ESPN.

O recurso parece relembrar a atuação do pesquisador Howie Schwab, o primeiro estatístico da ESPN que estrelou o game show “Stump the Schaw” nos anos 2000, como destaca o The Verge.

FACTS vem para complementar o trabalho dos jornalistas e auxiliar os telespectadores, segundo emissora (Imagem: Divulgação/ESPN)

Leia mais:

Como o avatar da ESPN foi criado?

O FACTS é construído no NVIDIA Omniverse, usando seus microsserviços ACE, e integra-se com o Azure OpenAI para processamento de linguagem e ElevenLabs para conversão de texto em fala. “Será maneira nova e atraente para ajudar a promover o engajamento e educar os fãs sobre análises esportivas complexas e fornecer oportunidade de atingir novos públicos”, defendeu Miller.

A ferramenta foi desenvolvida no ESPN Edge Innovation Center, que cria “inovações revolucionárias para melhor atender aos fãs de esportes”. Essa não é a primeira vez que a emissora adota IA em seus produtos. Em setembro, o canal passou a utilizar a tecnologia para produzir histórias de recapitulação de jogos de eventos esportivos selecionados em suas plataformas digitais.

Canal passou a utilizar IA para produzir histórias de recapitulação de jogos de eventos esportivos selecionados em suas plataformas digitais (Imagem: Divulgação/ESPN)

O modelo generativo criado em parceria com a Microsoft resgata momentos da Premier Lacrosse League (PLL) e da National Women’s Soccer League (NWSL), devendo ser estendido para outras modalidades no futuro.

“Cada recapitulação gerada por IA será revisada por um editor humano para garantir qualidade e precisão. Além disso, o conteúdo criado por IA será claramente indicado para os fãs, por meio do byline ‘ESPN Generative AI Services'”, explicou o canal.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.