Fones de ouvido usam IA para criar “bolha de som” e cancelar ruídos

A tecnologia cria uma bolha de som ao redor do usuário para definir quais sons serão cancelados e quais serão destacados
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 19/11/2024 06h52
espaco-sem-ruidos-1-1920x1080.png
Imagem: reprodução/Universidade de Washington
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O uso da inteligência artificial deve possibilitar uma nova “revolução”. Desta vez, cientistas utilizaram a IA para desenvolver fones de ouvido que criam o que foi chamado de “bolha de som”, permitindo conversas mais claras em ambientes barulhentos. 

Segundo a equipe, a tecnologia cria uma bolha de som ao redor do usuário para definir quais sons serão cancelados e quais serão destacados. Isso anula qualquer ruído que estiver fora do raio do fone de ouvido.

Tecnologia pode ser adotada pelas fabricantes de fones de ouvido

Os responsáveis pela novidade são os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Eles explicam, no entanto, que a “bolha de som” não é um dispositivo, mas sim uma tecnologia que pode ser aplicada pelas fabricantes de fones de ouvido a partir de agora.

Fone de ouvido usa IA para apagar ruídos (Imagem: Nature Electronics)

O sistema utiliza seis microfones. Eles são conectados a uma rede neural que é responsável por identificar e definir o que está perto e o que está longe do usuário, para anular ou amplificar os sons corretos. 

Apesar de muito promissora e da esperança que ela possa melhorar o funcionamento dos fones de ouvido disponíveis atualmente, os cientistas afirmam que a tecnologia ainda está em desenvolvimento. Não há nenhuma previsão para a chegada deste sistema ao mercado.

Leia mais

Confira o vídeo divulgado pelo site New Atlas:

Sistema pode aumentar ou diminuir raios de conversas

  • Um vídeo divulgado pela equipe mostra como o sistema funciona (veja acima).
  • Usando IA, a rede identifica o espaço em que deve apagar os ruídos.
  • Quando uma mulher se aproxima dos usuários que já estão conversando, a tecnologia reconhece automaticamente sua voz e passa a amplificá-lo também.
  • O funcionamento da ferramenta foi descrito em estudo publicado na revista Nature Electronics.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.