Ainda deve cair bastante chuva no Brasil em novembro

Deve cair muita chuva em várias regiões do Brasil ao longo da segunda metade de novembro, que também deve ter alguns picos de calor
Pedro Spadoni20/11/2024 08h40, atualizada em 20/11/2024 08h41
Mulher andando na chuva com guarda-chuva aberto
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Deve cair muita chuva em várias regiões do Brasil ao longo da segunda metade de novembro, segundo a Climatempo. A frente fria que avançou pela costa da Região Sul do país no começo desta semana chega ao litoral de São Paulo nesta quarta-feira (20). Até o fim da semana, ela vai se mover pela costa do Sudeste e chegar ao Espírito Santo. Isso vai trazer mais chuva, especialmente nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, além de algumas partes do Nordeste.

Além disso, com tanta chuva e muitas nuvens ao longo de novembro, não há previsão de calor extremo nos próximos dias. Embora possam ocorrer alguns picos de temperatura, como aconteceu no fim de semana passado no Rio Grande do Sul, a umidade e a chuva têm ajudado a manter as temperaturas mais amenas em boa parte do país, afastando a chance de uma onda de calor.

Avanço de frente fria com chuva no horizonte: a previsão do tempo para a segunda metade de novembro

O avanço da frente fria em direção ao litoral paulista deve aumentar a chuva no Paraná. Até quinta-feira (21), a chuva deve ficar mais forte em São Paulo. Depois, na sexta-feira (22), a precipitação deve se espalhar para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mulher andando na com guarda-chuva aberto em dia com chuva e sol
Corredor de umidade vai se formar, o que deve aumentar chance de chuva no Centro-Oeste e parte do Nordeste (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No próximo fim de semana, a frente fria vai continuar em direção ao Espírito Santo e deve chegar ao sul da Bahia. Com isso, um corredor de umidade vai se formar, aumentando a chance de chuva no Centro-Oeste, Tocantins e parte do Nordeste. Estados como Bahia, Sergipe e Piauí também vão ter mais chuva, com previsão de dias bem nublados e chuvosos.

Leia mais:

Zona de Convergência do Atlântico Sul

Pessoas atravessando avenida com guarda-chuva durante temporal no Rio de Janeiro
Condições do clima na segunda metade de novembro podem parecer indicar Zona de Convergência do Atlântico Sul, mas não é bem assim (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Mesmo que isso pareça uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – fenômeno que normalmente traz muita chuva ao país – tecnicamente não será.

A meteorologista Ana Clara Marques, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica: “Vamos ter alguns dias de concentração de chuva sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e sobre o norte do Sudeste na semana que vem, mas que não terá uma configuração de ZCAS. A área de chuva mais frequente e volumosa se desloca (…). Quando temos uma ZCAS, a grande área de chuvosa central do sistema fica quase parada (…).

Ana Clara também falou sobre o que esperar do clima no fim do mês. “Na última semana de novembro teremos alguns picos de calor por conta de uma situação pré-frontal. Nos últimos dias do mês vamos ter uns dois dias mais quentes no Sul e Sudeste. Vai esquentar em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, mas não será uma onda de calor.”

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.