O segredo para o futuro da aviação pode estar na natureza

Pesquisador usa um robô com penas de pombo para mostrar como aves estabilizam o voo sem uma cauda vertical.
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 22/11/2024 06h14, atualizada em 27/11/2024 20h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já se perguntou por que os aviões têm uma ‘barbatana vertical’? Ela é essencial para estabilizar o voo. Embora seja eficaz, eliminar a cauda vertical poderia tornar o voo mais eficiente em termos de consumo de energia, e a indústria da aviação tem se esforçado para alcançar esse objetivo — mas, até agora, sem muito sucesso. No entanto, os pássaros conseguem voar sem uma barbatana vertical, o que levanta a questão: como eles conseguem fazer isso?

David Lentink, professor de Biomimética na Universidade de Groningen, desenvolveu um modelo robótico de pássaro utilizando penas reais de pombo para demonstrar como eles fazem isso.

Em pesquisas anteriores, Lentink descobriu que os pássaros ajustam constantemente o formato de suas asas e cauda. Em seu estudo mais recente, ele mostra que seu robô, semelhante a um pombo, pode replicar esses movimentos. A pesquisa foi publicada no jornal Science Robotics.

O robô, batizado de “PigeonBot II”, utiliza um algoritmo que controla nove servomotores, permitindo que as penas mudem continuamente o formato das asas e da cauda, imitando os reflexos que os pássaros usam para se estabilizar durante o voo.

Leia mais:

O robô pombo, chamado de “PigeonBot II”, voando a céu aberto –  Imagem: Eric Chang/Lentink Lab

Aviões poderiam voar como os pássaros

  • Em 1929, o cientista alemão Franz Groebbels sugeriu que esse ajuste contínuo permite que os pássaros voem como “aviões automáticos”.
  • Quase um século depois, o robô “PigeonBot II” testou com sucesso essa teoria, avaliado em um túnel de vento e depois voando autonomamente ao ar livre.
  • Além de mostrar como os pássaros conseguem voar sem barbatanas verticais, o trabalho de Lentink pode ajudar no design de aviões mais econômicos.

“O grupo europeu Airbus desenvolveu um conceito visualizando como um avião poderia ser, e nosso estudo fornece o conhecimento necessário para concretizar essa ideia.”

Outro benefício do novo conceito de design é a redução da assinatura radar de um avião, o que pode aprimorar as operações de caças a jato.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.