Quais carros têm ADAS no Brasil em 2024?

Com variedade de modelos, itens e preços, cresce o número de carros no Brasil que chegam com tecnologia ADAS em 2024
Por Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima 24/11/2024 20h20, atualizada em 13/03/2025 10h58
Imagem ilustrativa para carros com sistema adas no Brasil 2024
(Imagem: Hadrian / Shutterstock.com)
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Em 2024, muitos carros disponíveis no Brasil incluem sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), abrangendo uma ampla gama de preços e categorias. Essa tecnologia visa aumentar a segurança e o conforto na direção. Os sistemas disponíveis variam em sofisticação, indo desde sensores básicos até controle de cruzeiro adaptativo avançado.

O mercado tem ampliado o acesso a essas tecnologias, especialmente em veículos compactos e de médio porte. Para embasar com exemplos, veja a gama de carros equipados com sistema ADAS no Brasil em 2024.

Quais carros têm ADAS no Brasil em 2024

Entre os modelos hatchbacks compactos, podemos citar o Hyundai HB20 Platinum Safety, que possui frenagem autônoma e assistência de permanência em faixa, o Peugeot 208 Griffe, que vem com frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa, reconhecimento de placas e o Chevrolet Onix Premier, que possui alerta de colisão frontal, ponto cego e assistente de estacionamento. Todos na mesma faixa de preço, entre R$ 114 mil e R$ 118 mil.

Na categoria SUVs compactos, destacamos o Fiat Pulse Impetus, que em seu sistema ADAS oferece piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. O Volkswagen Nivus Highline possui controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência. Os preços vão de R$ 125 mil a R$ 140 mil.

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Entre os sedans, temos o Volkswagen Virtus Highline, também com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem pós-colisão e o Toyota Corolla Altis Hybrid, equipado com sistema pré-colisão, alerta de mudança de faixa e controle adaptativo de velocidade. Já os preços variam entre R$ 140 mil e R$ 163 mil.

Categoria querida de muitos consumidores, os SUVs médios e grandes, oferecem ADAS nos modelos Jeep Compass Limited, com piloto automático adaptativo e alerta de colisão frontal e Toyota SW4 GR-S, com controle de cruzeiro adaptativo e monitor de ponto cego. A variação de preços é maior, entre R$ 215 mil e R$ 422 mil, aproximadamente.

Na tendência do momento, os carros elétricos e híbridos também aderiram ao sistema ADAS em seus modelos em 2024. São exemplos o Volvo XC40 Recharge, com pilot assist e frenagem automática e o BYD Dolphin, com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma. Os preços são, em média, R$ 290 mil e R$ 150 mil, respectivamente.

Imagem ilustrativa de sistema ADAS em carro
(Imagem: Shutterstock)

Mudanças vêm aí

A partir de 2026 haverá mudanças significativas nas regulamentações de emissões e segurança veicular, especialmente na União Europeia e em outras regiões que seguem padrões semelhantes. Essas alterações podem incluir novos padrões de emissões, o que significa que muitos veículos precisarão estar alinhados com padrões como o Euro 7, que exige emissões ainda mais baixas de poluentes. No Brasil, algo similar poderia ocorrer, dependendo da evolução do programa Proconve. Saiba mais sobre o programa, clicando aqui.

Além disso, as mudanças preveem requisitos avançados de segurança e aí entra o sistema ADAS, porque tecnologias deste tipo podem se tornar obrigatórias, incluindo sistemas como frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento de pontos cegos e assistência de manutenção em faixa.

E os modelos atuais já estão aptos?

A capacidade de rodar sem ajustes depende das especificações de cada veículo:

  • Veículos com ADAS podem estar prontos para cumprir os requisitos de segurança, dependendo de ajustes no software ou calibração para atender aos padrões locais.
  • Em relação às emissões, alguns motores atuais podem não atender às exigências de 2026. Esses veículos podem precisar de atualizações no sistema de exaustão ou calibração de motor.

Entre as configurações específicas estão:

  • Atualizações de software – muitos sistemas ADAS podem ser aprimorados via OTA (Over-the-Air updates).
  • Hardware adicional – em casos de lacunas, sensores ou câmeras extras podem ser necessários.
  • Adequações à legislação local – fabricantes frequentemente lançam edições específicas para mercados regulados.
Renata Mendes Gonçalves
Colaboração para o Olhar Digital

Renata Mendes é jornalista formada pela FIAM. Há 20 anos atua na área de Comunicação, desde os tempos da máquina de escrever até às plataformas digitais. Atualmente é colaboradora do Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.