Dispositivo inteligente é instalado na privada e prevê doenças analisando a urina

O S1 é instalado no vaso sanitário, usa IA para detectar doenças precocemente e fornece orientações sobre saúde com base em marcadores da urina
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 24/11/2024 19h04
S1-tracker-1920x1080
Imagem: Shanmu
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma startup chinesa chamada Shanmu desenvolveu um aparelho inovador, o S1, que monitora a saúde de toda a família ao analisar a urina.

Do tamanho de um iPhone, o dispositivo é colocado na parte interna do vaso sanitário e utiliza tecnologia microfluídica e inteligência artificial para detectar precocemente doenças. O S1 foi reconhecido como um “Homenageado de Saúde Digital” pela CES 2025.

O dispositivo realiza uma análise detalhada com apenas 1 microlitro de urina, enviando os resultados diretamente para um aplicativo no smartphone em 10 minutos. Equipado com um chip sensor multiespectral, ele examina 10 indicadores de saúde, com nove deles indicados no site oficial da startup.

Indicadores de saúde analisados a partir da urina

  • Açúcar na urina, creatinina, proteína na urina e corpos cetônicos – para medir se há anormalidades nos rins e fígado humanos e fornecer conselhos sobre os níveis metabólicos após exercícios pesados.
  • Valor de pH, usado para avaliar o equilíbrio ácido-base do corpo.
  • Gravidade específica da urina, usada para avaliar o equilíbrio hídrico do corpo.
  • Nitrito, glóbulos brancos e sangue oculto na urina, usados para avaliar a inflamação.
O S1 transmite leituras da amostra de urina diretamente para o aplicativo complementar, juntamente com orientação e recomendações – Imagem: Shanmu

Leia mais:

O S1 é resistente à água (classificação IPX7) e possui um revestimento médico antiincrustante para garantir limpeza e proteção contra poluentes. A bateria dura até dois meses, e os consumíveis internos podem ser trocados a cada seis meses.

O grande diferencial do S1 é sua capacidade de monitorar a saúde de toda a família, registrando os dados de cada membro e oferecendo explicações sobre quaisquer anomalias detectadas.

Embora o preço e a necessidade de assinatura ainda não tenham sido divulgados, o S1 pode ser especialmente útil para pessoas com condições crônicas ou para famílias que buscam uma gestão proativa da saúde.

O Shanmu S1 é à prova d’água e revestido para permanecer limpo enquanto permanece fixo no vaso sanitário – Imagem: Shanmu
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: