Se cuida, Google Chrome! OpenAI pode lançar navegador com ChatGPT

Movimento da OpenAI pode ameaçar o Google, que comanda o mercado de navegadores e buscas
Gabriel Sérvio25/11/2024 12h39, atualizada em 26/11/2024 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI, criadora do ChatGPT, pode desenvolver um navegador da web com seu chatbot integrado e mais recursos de pesquisa. Segundo o The Information, a empresa estaria em busca de desenvolvedores de sites e aplicativos para tocar o novo projeto.

O movimento da empresa de IA liderada por Sam Altman pode ameaçar o Google, que comanda a maior fatia do mercado de navegadores (com o Google Chrome) e buscas na web.

OpenAI x Google

  • A OpenAI entrou no mercado de buscas no final de julho com o lançamento do SearchGPT — um mecanismo de pesquisa com IA e acesso em tempo real a informações disponíveis na internet;
  • Já a Alphabet, dona do Google, tenta aumentar sua presença na área de IA desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022;
  • Sua reposta foi o Gemini, seu próprio chatbot de IA generativa;
  • O domínio do Google no mercado de navegadores também está ameaçado. O Departamento de Justiça dos EUA argumentou que a empresa deveria vender seu navegador Chrome para acabar com seu monopólio nas pesquisas online;
  • Ainda segundo a reportagem, a OpenAI também está em discussões para fornecer recursos de inteligência artificial para a Samsung, um importante parceiro comercial do Google.
OpenAI pode lançar navegador com ChatGPT
A OpenAI pode desenvolver um navegador da web com ChatGPT integrado e recursos de pesquisa. (Imagem: Svet foto/ Shutterstock)

Vale recordar que a empresa também é parceira da Apple. Os novos recursos de IA do “Apple Intelligence” são alimentados usando tecnologia da OpenAI.

Leia mais:

Por fim, as informações apuradas pelo Information apontam que a OpenAI ainda não está perto de lançar um navegador próprio. A empresa também não comentou nada oficialmente sobre o novo projeto.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.