Tesla está formando equipe para operar seus robotáxis

Profissionais de teleoperações já atuam em robotáxis de outras empresas, e seriam cruciais para implantar o controle remoto nos veículos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 26/11/2024 15h35
Fachada da Tesla, com o logo da empresa
Fabricante vive momento de decisões complicadas (Imagem: Trygve Finkelsen/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla está formando uma equipe para desenvolver um sistema de teleoperações, com foco no controle remoto de seus futuros robotáxis e robôs humanoides.

De acordo com uma vaga de emprego recente, a montadora busca um engenheiro de software para integrar e projetar esse sistema, que permitirá que operadores humanos controlem os veículos à distância.

Essa mudança marca um desvio da visão anterior da Tesla, que apostava na autonomia total sem intervenção humana, liderada por Elon Musk, que prometia a presença de robotaxis nas ruas já em 2020.

Teleoperações serão cruciais para o robotáxi da Tesla sair do papel

  • A Tesla já reconhece a importância das teleoperações, consideradas essenciais para a implementação de veículos autônomos em vias públicas.
  • Empresas como a Waymo já utilizam sistemas de teleoperação em situações extremas.
  • Embora a Tesla já tenha usado teleoperações com seus robôs humanoides, a operação de robotaxis exigirá uma interface mais complexa, com controles de direção, mapeamento em tempo real e suporte para decisões em situações complexas.
Tesla
Equipe de teleoperações estaria sendo formada pela Tesla para atuar no projeto de robotáxi da montadora – Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock

Leia mais

A montadora também revelou recentemente seu protótipo de robotáxi, o Cybercab, com previsão de produção para 2026 ou 2027, embora esse cronograma deva ser tratado com cautela.

Ainda não se sabe se a equipe de teleoperações será responsável apenas pelos futuros robotaxis ou também pelos veículos da Tesla já existentes nas estradas. A Tesla não forneceu mais detalhes sobre o assunto.

A Tesla chegou a dizer que apostaria em robotáxis sem a intervenção humana, mas voltou atrás e deverá investir no controle remoto – Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.