Imagem: ImageFlow/Shutterstock
Entre entregar um trabalho no prazo, mesmo que imperfeito, ou atrasar para aprimorá-lo, o que você escolheria? Se foi a segunda opção, tenho uma péssima notícia: independentemente da qualidade do projeto, se for entregue fora do prazo, ele ainda será visto de forma negativa. Pelo menos, é o que um novo experimento revelou.
Na pesquisa, mais de 6 mil voluntários, em um total de 18 testes, avaliaram uma diversidade de trabalhos tendo a informação prévia de quais eram enviados antes, no prazo ou depois. O resultado mostrou que o fator atraso pode pesar mais do que o esperado na hora do feedback.
Leia mais:
Cientificamente falando, é melhor entregar seu trabalho no prazo para garantir uma boa avaliação. Mas, naturalmente, se houver um imprevisto, existe uma forma de minimizar os impactos do atraso. Comunicar o motivo pelo qual o projeto precisou ser entregue fora do prazo estipulado com uma causa plausível — nada de culpar seu pet por supostamente ter comido o trabalho — pode reverter a situação.
Os pesquisadores destacam que a falta de comunicação sobre quando um trabalho deve ser entregue pode prejudicar a possibilidade de um funcionário ou aluno passar uma boa impressão. Sam Maglio, psicólogo social da Universidade de Toronto Scarborough, no Canadá, ressalta:
A comunicação em torno de prazos é vital. Se for um prazo rígido e não flexível, você, como gerente, deve deixar seus funcionários saberem. Agora, se o motivo pelo qual você perdeu o prazo estava além do seu controle, você, como funcionário, deve avisar seu gerente. Essa parece ser uma das poucas ocasiões em que as pessoas lhe dão um desconto.
Sam Maglio, em comunicado da Universidade de Toronto Scarborough
O estudo foi publicado na revista Organizational Behavior and Human Decision Processes.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de novembro de 2024 17:32