Nossa saúde mental é afetada pelo conteúdo que vemos online, diz estudo

Pesquisa mostra como a navegação em sites com tom emocional negativo agrava sintomas de saúde mental
Leandro Costa Criscuolo26/11/2024 07h10, atualizada em 27/11/2024 20h46
saude mental
Imagem: evrymmnt / Shutterstock
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Um estudo liderado por pesquisadores da University College London (UCL) revela que pessoas com problemas de saúde mental tendem a consumir mais conteúdo negativo online, o que agrava seus sintomas.

A pesquisa, publicada na Nature Human Behavior e financiada pela Wellcome, mostra que a relação entre saúde mental e navegação na web é bidirecional e causal.

Os pesquisadores descobriram que, ao acessar conteúdo com valência negativa, os usuários não só refletem seu estado emocional, mas podem piorá-lo, criando um ciclo vicioso que perpetua problemas de saúde mental.

Detalhes da pesquisa

  • O estudo envolveu mais de 1.000 participantes que compartilharam dados sobre sua saúde mental e hábitos de navegação.
  • Usando processamento de linguagem natural, os pesquisadores analisaram o tom emocional das páginas que os participantes acessaram, concluindo que aqueles com piores sintomas de saúde mental eram mais inclinados a visitar sites com conteúdo negativo, o que, por sua vez, piorava ainda mais seu humor.
  • Em um experimento adicional, ao manipular os sites visitados, os pesquisadores confirmaram que o conteúdo negativo causava um impacto direto no humor dos participantes, resultando em um ciclo onde, após experiências negativas, eles optavam por consumir mais conteúdo semelhante.
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Sites com conteúdo negativo causavam ciclco vicioso e faziam as pessoas buscar mais conteúdo com o mesmo teor (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

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Para mitigar esse efeito, os pesquisadores desenvolveram um plug-in de navegador que adiciona “rótulos de conteúdo” aos sites, semelhantes aos rótulos nutricionais dos alimentos.

Esses rótulos informam o impacto emocional do conteúdo, ajudando os usuários a tomar decisões mais saudáveis sobre o que consumir online.

O estudo também mostrou que, ao serem informados sobre o impacto emocional do conteúdo, os participantes escolheram conteúdos positivos, o que resultou em uma melhoria em seu humor.

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Rótulos desenvolvidos pelos pesquisadores ajudaram participantes a evitar conteúdos negativos – Imagem: shutterstock/DimaBerlin
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.