Checar as notificações das redes sociais é a sua primeira ação ao acordar e a última antes de dormir? Você acessa as redes repetidas vezes durante o dia? Fica ansioso esperando interações em suas postagens? Mexe no celular durante encontros presenciais com amigos ou familiares? Se você se identifica com alguma das ocorrências acima, é importante estar atento. 

O alerta, que faz referência ao Janeiro Branco, movimento social dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional, é do psicólogo Caio César Pinheiro, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA). 

publicidade

Leia mais! 

“O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial à saúde emocional. Pesquisas sugerem que as pessoas que mais gastam tempo nas redes sociais, provavelmente, desenvolverão problemas psicológicos como ansiedade e depressão”, afirma o especialista. 

publicidade

Uma pesquisa realizada em 2022 pela Hibou, empresa de pesquisa de mercado e consumo, revelou que 54% dos brasileiros acessam o celular constantemente durante todo o dia. Em paralelo a isso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade. 

mulher tampando o rosto com desenhos representando seus pensamentos
Imagem: Billion Photos/Shutterstock

Caio explica que isso acontece porque as redes sociais se tornaram um vício, onde as pessoas passam horas vendo status de outros usuários e fazendo publicações à espera de muitas interações com curtidas e comentários para se sentirem “felizes”. 

publicidade

“O uso contínuo impacta negativamente na qualidade de sono pelo tempo dedicado à atividade, reduz a autoestima quando a pessoa compara padrões de vida e julgamentos de padrões de beleza, gera desinteresse por atividades físicas, pode prejudicar relacionamentos interpessoais e provocar ansiedade e depressão”, detalha o profissional. 

O psicólogo acrescenta que é fundamental a busca pelo uso saudável da ferramenta e listou dicas importantes para você desfrutar dos benefícios da internet, sem colocar a saúde em risco. Confira abaixo! 

publicidade

Dez dicas para ter um relacionamento saudável com as redes socias 

1 – Limite o tempo que você ficará conectado nas redes sociais; 

2 – Prefira encontros presenciais com amigos e familiares; 

3 – Siga páginas de conteúdo confiáveis. Não consuma, nem compartilhe Fake News

4 – Evite publicar sua rotina e intimidade na internet; 

5 – Antes de postar algo, avalie: é realmente necessário? 

6 – Dê preferência à prática de atividades físicas ao ar livre; 

7 – Durante conversas ou encontros, não fique mexendo no celular; 

8 – Não fique conectado nas redes sociais quando estiver cumprindo atividades acadêmicas ou do trabalho; 

9 – Estimule o respeito ao próximo e não dissemine preconceito; 

10 – Não compare sua vida com a das outras pessoas. Cada um tem seu processo. Não se cobre! Siga a sua trajetória, no seu tempo. 

Imagem: Vasin Lee/Shutterstock

Redes sociais são processadas pelo impacto na saúde mental 

Recentemente, em Seattle, Estados Unidos, escolas públicas decidiram processar diversas redes sociais como o TikTok, Facebook, Instagram e Snapchat, sob a acusação de estar desenvolvendo uma crise na saúde mental dos jovens americanos.   

O processo de 91 páginas foi apresentado ao tribunal dos EUA, afirmando que as grandes empresas de tecnologia exploram o vício dos jovens, gerando aumento de ansiedade, depressão e pensamentos de automutilação. Veja detalhes do caso aqui

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!