Checar as notificações das redes sociais é a sua primeira ação ao acordar e a última antes de dormir? Você acessa as redes repetidas vezes durante o dia? Fica ansioso esperando interações em suas postagens? Mexe no celular durante encontros presenciais com amigos ou familiares? Se você se identifica com alguma das ocorrências acima, é importante estar atento.
O alerta, que faz referência ao Janeiro Branco, movimento social dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional, é do psicólogo Caio César Pinheiro, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA).
Leia mais!
- Mpox ainda é problema de saúde pública, alerta Fiocruz
- Covid-19 matou mais enfermeiros no Norte que no Sudeste
- Demência pode ser prevenida por meio de vacinas; entenda
“O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial à saúde emocional. Pesquisas sugerem que as pessoas que mais gastam tempo nas redes sociais, provavelmente, desenvolverão problemas psicológicos como ansiedade e depressão”, afirma o especialista.
Uma pesquisa realizada em 2022 pela Hibou, empresa de pesquisa de mercado e consumo, revelou que 54% dos brasileiros acessam o celular constantemente durante todo o dia. Em paralelo a isso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade.

Caio explica que isso acontece porque as redes sociais se tornaram um vício, onde as pessoas passam horas vendo status de outros usuários e fazendo publicações à espera de muitas interações com curtidas e comentários para se sentirem “felizes”.
“O uso contínuo impacta negativamente na qualidade de sono pelo tempo dedicado à atividade, reduz a autoestima quando a pessoa compara padrões de vida e julgamentos de padrões de beleza, gera desinteresse por atividades físicas, pode prejudicar relacionamentos interpessoais e provocar ansiedade e depressão”, detalha o profissional.
O psicólogo acrescenta que é fundamental a busca pelo uso saudável da ferramenta e listou dicas importantes para você desfrutar dos benefícios da internet, sem colocar a saúde em risco. Confira abaixo!
Dez dicas para ter um relacionamento saudável com as redes socias
1 – Limite o tempo que você ficará conectado nas redes sociais;
2 – Prefira encontros presenciais com amigos e familiares;
3 – Siga páginas de conteúdo confiáveis. Não consuma, nem compartilhe Fake News;
4 – Evite publicar sua rotina e intimidade na internet;
5 – Antes de postar algo, avalie: é realmente necessário?
6 – Dê preferência à prática de atividades físicas ao ar livre;
7 – Durante conversas ou encontros, não fique mexendo no celular;
8 – Não fique conectado nas redes sociais quando estiver cumprindo atividades acadêmicas ou do trabalho;
9 – Estimule o respeito ao próximo e não dissemine preconceito;
10 – Não compare sua vida com a das outras pessoas. Cada um tem seu processo. Não se cobre! Siga a sua trajetória, no seu tempo.

Redes sociais são processadas pelo impacto na saúde mental
Recentemente, em Seattle, Estados Unidos, escolas públicas decidiram processar diversas redes sociais como o TikTok, Facebook, Instagram e Snapchat, sob a acusação de estar desenvolvendo uma crise na saúde mental dos jovens americanos.
O processo de 91 páginas foi apresentado ao tribunal dos EUA, afirmando que as grandes empresas de tecnologia exploram o vício dos jovens, gerando aumento de ansiedade, depressão e pensamentos de automutilação. Veja detalhes do caso aqui!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!