Onde você não deve instalar sua câmera de segurança?

Cuidados com áreas de violação de privacidade e de difícil visualização são principais critérios para evitar certos pontos de instalação
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 01/12/2024 06h20
Câmera de CCTV de cor dia e noite do tipo cúpula recém-instalada, fixada nas beiradas de um bungalow privado. Uma de várias câmeras para monitorar um beco sem saída.
Câmera fixada nas beiradas de um bungalow privado para monitorar um beco sem saída/Shutterstock/Foto Colaborador Nick Beer
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Velhas aliadas no monitoramento e vigilância, as câmeras são verdadeiras ferramentas de prevenção para se ter em casa. No entanto, instalar esses equipamentos em locais inapropriados pode prejudicar a sua finalidade e, ainda, causar um processo. Mas quais são os piores lugares para colocar câmera de segurança?

Geralmente, o princípio número um a seguir é: não infringir a privacidade de seus vizinhos e de sua família. Além disso, considerar falta de iluminação e pontos ruins (ou nada estratégicos) também é outro fator fundamental. A partir daí, é possível evitar os piores lugares para colocar suas câmeras de vigilância. Saiba agora quais são eles.

Leia mais

7 piores lugares para instalar uma câmera de segurança

1. Locais que violam a privacidade de terceiros

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, no termo X, “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”

Dessa forma, é importante evitar que violem a intimidade das outras pessoas, mas também da própria família, como banheiro, quarto ou área similar.

Casal adulto caucasiano, homem e mulher em casa, conectando e instalando um sistema de monitoramento por câmera de vigilância de segurança CCTV.
Casal instalando um sistema de monitoramento por câmera de vigilância de segurança/Shutterstock/Foto Colaborador Miljan Zivkovic

2. Câmera apontada diretamente para a propriedade do vizinho

Embora o Código Civil brasileiro estabeleça que é legal instalar câmeras em locais privados, como residências e estabelecimentos comerciais, é preciso ter cautela para não invadir a privacidade de terceiros.

No caso de vizinhos, evite colocar câmeras que apontem diretamente para dentro do quintal, janelas ou áreas privadas. Afinal, caso contrário, você poderá ser penalizado e terá que pagar indenização ao seu vizinho. Isso acontece, devido à violação da intimidade dele, estabelecida pela Constituição.

3. Lugares difíceis de visualizar

Parece bem óbvio a escolha por colocar câmeras em locais mais difíceis de visualizar. Tais locais podem ser aqueles que não conseguimos ver diretamente no dia a dia, como fundos de quintal e laterais de muros, por exemplo.

No entanto, algumas pesquisas revelam que os locais que bandidos costumam usar para arrombar a casa são as nossas portas e janelas comuns. Então, nem sempre colocar câmeras em locais de difícil visualização será uma boa estratégia. A não ser que você tenha um pacote para visualização de várias câmeras.

Câmera de vigilância CCTV IP branca contra a folhagem verde de uma árvore. Conceito de segurança, território privado, controle de propriedade. Programa de busca por criminosos com reconhecimento facial. Tecnologia moderna.
Câmera de vigilância contra a folhagem verde de uma árvore/Shutterstock/ Foto Colaborador Al More

4. Lugares com possíveis inibidores de imagem

Outro lugar ruim para a instalação de uma câmera de segurança em casa é uma região com vulnerabilidade de obstrução. Galhos de árvores, por exemplo, pode impedir a visão da imagem após uma chuva.

Então, ao instalar uma câmera em um espaço aberto, como seu quintal ou piscina, é necessário considerar todas as intercorrências e fatores externos. Considere se a câmera ficará à altura de animais domésticos, como gatos que pulam nas prateleiras e podem facilmente mudar a posição da câmera ou deixar o dispositivo cair.

5. Através de vidros ou janelas

Esse é um dos piores lugares para se colocar câmeras de segurança, pois um vidro ou janelas com vidro podem acabar com a qualidade das imagens que você deseja visualizar do outro lado.

Além do problema do ofuscamento, a visão forte do sol pode prejudicar a visão da imagem. Sem contar que com o tempo, a poeira pode também pode piorar a qualidade da imagem.

6. Próximo a saídas de ar ou aquecedores

É importante evitar colocar câmeras próximas a saídas de ar ou aquecedores, pois esses aparelhos costumam deixar a câmera e sua lente mais sujas. Além disso, temperaturas mais altas são ruins para a bateria em modelos sem fio e podem diminuir a eficiência do dispositivo de monitoramento da sua casa.

7.Câmera na porta do seu apartamento

Embora não seja ilegal, a instalação de câmera na porta do apartamento pode gerar problemas, tendo em vista a questão da privacidade das outras pessoas que circulam na mesma área comum, que é de pequeno espaço.

Dessa forma, vale observar o regimento interno estabelecido sobre a autorização dentro do seu condomínio. Além disso, pode ser necessária uma assembleia para discutir o tema, uma vez que a área em questão é área comum e pertence a todos do andar e do condomínio.

No entanto, também vale o bom senso, afinal será que seu vizinho da frente ou do lado está contente com a sua câmera bem ali, apontando para a porta dele?

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.