Representação artística elaborada com Inteligência Artificial mostra um smartphone disparando um sistema de alerta em alto volume. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Moradores de Belo Horizonte (MG) levaram um grande susto na tarde deste domingo (1º) com a demonstração do novo sistema de alerta de risco extremo, enviado para dispositivos móveis da capital pela Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com o governo federal.
Mesmo com um aviso prévio enviado há duas semanas sobre o teste, marcado para às 15h, o alto som da notificação e a vibração intensa dos celulares geraram apreensão entre os munícipes, de acordo com relatos (e muitos memes) nas redes sociais.
O sistema, desenvolvido com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações e operadoras de telefonia, emitiu a notificação às 15h17 (pelo horário de Brasília). O alerta interrompeu o uso dos aparelhos, inclusive em modo silencioso, e reproduziu um som semelhante ao de uma sirene, conforme detalhou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Leia mais:
A nova tecnologia será implementada oficialmente a partir de quarta-feira (4) nos estados das regiões Sul e Sudeste. Os alertas serão enviados automaticamente para áreas de risco cobertas por redes 4G ou 5G, sem a necessidade de cadastro dos usuários.
O sistema opera com dois níveis de alerta: o extremo, que foi testado em Belo Horizonte, sinaliza situações de alta severidade, urgência imediata e confiança na ocorrência do evento. Já o alerta severo, menos urgente, emite apenas um “beep” discreto, que não interrompe o modo silencioso do celular.
A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda a liberação do governo federal para adotar o sistema de forma permanente. Segundo o órgão, ele será integrado a outros mecanismos de emergência, visando alertar moradores sobre riscos iminentes de desastres como enchentes, deslizamentos e vendavais.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de dezembro de 2024 21:15