Quem terá os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em 2025?

A divisão dos direitos de TV entre as ligas pode gerar dúvidas sobre os canais que exibirão os jogos do Brasileirão. Saiba tudo agora!
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 07/12/2024 07h20
53-1920x1080
Crédito: CBF (reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Campeonato Brasileiro é o maior evento esportivo do país e a principal competição de futebol nacional, com os direitos de transmissão sendo uma das principais fontes de receita para os clubes.

Porém, a partir de 2025, mudanças significativas ocorrerão nos contratos de transmissão, com novos “players” interessados em exibir os jogos. Neste texto, vamos explicar como funcionará a transmissão dos jogos. Acompanhe!

Dois blocos de clubes: a Libra e a Liga Forte Futebol (LFU)

Logo do Brasileirão 2024 Série A / Crédito: CBF (reprodução)

Com o término dos contratos de transmissão no final da temporada de 2024, os clubes decidiram se organizar em blocos para negociar os direitos de transmissão. Atualmente, essas negociações são conduzidas por duas grandes ligas: a Libra e a Liga Forte Futebol (LFU).

  • Libra: este bloco é tem 12 clubes, com 8 times da Série A do Brasileirão 2024 (Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória), 2 times da Série B (Guarani e Santos) e 2 times que disputaram a Série C (ABC e Sampaio Corrêa).
  • Liga Forte Futebol (LFU): com 32 clubes, incluindo 12 equipes da Série A (Atlético-GO, Athletico, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco), 15 equipes da Série B (Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Ceará, CRB, Goiás, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Operário, Ponte Preta, Sport e Vila Nova) e 5 equipes que disputaram a Série C (CSA, Figueirense, Londrina, Náutico e Tombense).
A CBF é responsável pela regulação e organização do Campeonato Brasileiro / Crédito: CBF (reprodução)

Leia também:

A Lei do Mandante

Ela permite que o clube mandante tenha total controle sobre os direitos de transmissão de suas partidas, sem a necessidade de acordo com o clube adversário. Assim, o time que joga em casa pode negociar de forma individual com emissoras de TV ou plataformas de streaming, simplificando o processo de licenciamento e criando uma nova fonte de receita para os clubes

Onde os jogos serão transmitidos?

As transmissões dos dois blocos acontecerão em diferentes mídias, como TV aberta, streaming e canais fechados, divididos da seguinte forma:

Logo da Liga do Futebol Brasileiro / Crédito: LIBRA(reprodução)

Libra: Grupo Globo

Os jogos dos times da Libra serão transmitidos na TV aberta pela Globo, além de canais fechados e streaming do grupo, como Premiere e SporTV.

LFU: Record, YouTube (via CazéTV) e Amazon Prime Video

Na LFU, a transmissão ocorrerá assim:

  • TV aberta: a Record exibirá um jogo por rodada, totalizando 38 partidas ao ano.
  • YouTube: os jogos transmitidos na Record também serão exibidos no canal CazéTV.
  • Amazon Prime Video: exibirá um jogo exclusivo por rodada.
Logo da Liga Forte União / Crédito: LFU (reprodução)

Além disso, a Globo manterá o horário tradicional de domingo, às 16h, considerado o horário nobre do futebol na TV. A Record também transmitirá um jogo aos domingos, mas às 18h.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.