Duração de baterias de carros elétricos: novo estudo revela descoberta

Pesquisadores descobrem que o uso real de EVs, como acelerações e pausas prolongadas, pode aumentar a vida útil das baterias
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 09/12/2024 20h30, atualizada em 06/01/2025 19h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo realizado pelo SLAC-Stanford Battery Center revelou que as baterias de veículos elétricos (EVs) podem durar até um terço a mais do que o previsto pelos testes padrão de laboratório.

A pesquisa, publicada em 9 de dezembro na Nature Energy, mostrou que o uso real de um EV, incluindo aceleração frequente, frenagens suaves e longos períodos de descanso, contribui para uma maior longevidade da bateria.

Tradicionalmente, as baterias são testadas em ciclos rápidos de descarga e recarga, o que não reflete o uso diário típico, especialmente para motoristas urbanos. Isso significa que os proprietários de EVs podem não precisar substituir suas baterias tão cedo quanto se pensava.

Leia mais:

Vida útil das baterias de EVs parece ser maior do que se imaginava (Imagem: to:guteksk7 / iStock)

Revelações do estudo

  • O estudo testou 92 baterias comerciais de íons de lítio ao longo de dois anos, utilizando perfis de descarga que simulam comportamentos reais de direção.
  • Descobriu-se que acelerações bruscas, que tradicionalmente eram vistas como prejudiciais às baterias, na verdade ajudam a reduzir o desgaste.
  • A pesquisa também destacou a diferença entre o envelhecimento das baterias devido a ciclos de carga e descarga e o envelhecimento causado pelo tempo.
  • Para veículos usados esporadicamente, o envelhecimento induzido pelo tempo tem maior impacto.

Essas descobertas sugerem que montadoras podem atualizar seus softwares de gerenciamento de bateria para aumentar a durabilidade das baterias de EVs.

Além disso, os resultados podem ser aplicados a outras áreas de armazenamento de energia e materiais que sofrem com o envelhecimento, como plásticos e células solares.

Baterias de carros elétricos.
Estudo permite que fabricantes de carros elétricos desenvolvam um melhor gerenciamento de baterias e consigam criar EVs com mais durabilidade – Imagem: Smile Fight/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.