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Um estudo realizado pelo SLAC-Stanford Battery Center revelou que as baterias de veículos elétricos (EVs) podem durar até um terço a mais do que o previsto pelos testes padrão de laboratório.
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A pesquisa, publicada em 9 de dezembro na Nature Energy, mostrou que o uso real de um EV, incluindo aceleração frequente, frenagens suaves e longos períodos de descanso, contribui para uma maior longevidade da bateria.
Tradicionalmente, as baterias são testadas em ciclos rápidos de descarga e recarga, o que não reflete o uso diário típico, especialmente para motoristas urbanos. Isso significa que os proprietários de EVs podem não precisar substituir suas baterias tão cedo quanto se pensava.
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Revelações do estudo
- O estudo testou 92 baterias comerciais de íons de lítio ao longo de dois anos, utilizando perfis de descarga que simulam comportamentos reais de direção.
- Descobriu-se que acelerações bruscas, que tradicionalmente eram vistas como prejudiciais às baterias, na verdade ajudam a reduzir o desgaste.
- A pesquisa também destacou a diferença entre o envelhecimento das baterias devido a ciclos de carga e descarga e o envelhecimento causado pelo tempo.
- Para veículos usados esporadicamente, o envelhecimento induzido pelo tempo tem maior impacto.
Essas descobertas sugerem que montadoras podem atualizar seus softwares de gerenciamento de bateria para aumentar a durabilidade das baterias de EVs.
Além disso, os resultados podem ser aplicados a outras áreas de armazenamento de energia e materiais que sofrem com o envelhecimento, como plásticos e células solares.
