Adeus! Carro da Chevrolet sai de linha no Brasil depois de anos por aqui

Encerramento da produção reflete preferência do mercado brasileiro por SUVs
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 18/12/2024 17h52
chevrolet-cruze-1920x1080.png
(Imagem: Chevrolet)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A temporada de 2024 da Stock Car foi a última do Cruze nas pistas de corrida. A Chevrolet anunciou o encerramento da produção comercial no Brasil, além da substituição do modelo pela Tracker nas pistas de corrida — com muitas alterações, claro.

A despedida do Cruze no país marca uma nova era da montadora focada nos SUVs.

Chevrolet Cruze
Modelo foi lançado no Brasil em 2011 (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Fim do Cruze no Brasil

Foram quase 300 mil unidades emplacadas do Cruze no Brasil. Relembre a trajetória do modelo:

  • A primeira geração do Cruze foi lançada por aqui em 2011;
  • Segundo o Autoranking, o modelo foi o primeiro carro nacional com sistema multimídia, seis airbags e controle de tração de série;
  • A segunda geração veio em 2017, com motor mais eficiente e recursos de assistência à condução autônoma, inaugurando uma era de conectividade nos carros.

O fim da produção comercial coincide com a substituição do Cruze na Stock Car pela Tracker, que vai entrar nas pistas em 2025. A bordo do sedã, foram sete campeonatos vencidos na modalidade.

Enquanto isso, enquanto o Corolla dará lugar ao Corolla Cross.

Chevrolet Cruze Midnight na rua
Modelo também será substituído nas pistas da Stock Car (Imagem: Chevrolet)

Leia mais:

Preferência pelos SUVs

A substituição do Cruze pelo Tracker nas pistas reflete a preferência do mercado brasileiro pelos SUVs.

Segundo Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, a modalidade evoluiu em design, conforto e dinâmica veicular, respondendo por cerca de 40% das vendas de carros de passeio. Esse número é duas vezes maior que as vendas há cinco anos.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.