Startup japonesa aborta missão minutos após lançar foguete

Voo fracassado já tinha sido adiado por ventos fortes; empresa pretende ser primeira do país a colocar satélites no Espaço
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 19/12/2024 01h00, atualizada em 06/01/2025 20h22
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A startup espacial japonesa Space One desistiu de uma missão minutos após seu segundo foguete carregando satélites em órbita se destruir no lançamento nesta quarta-feira (18), segundo a Associated Press (AP). O foguete Kairos No. 2 decolou da região de Wakayama (Japão) e chegou a subir mais de 100 quilômetros acima do solo e entrar no Espaço antes da explosão.

“Lamentamos muito não termos conseguido chegar até o estágio final da missão”, disse o presidente da Space One, Masakazu Toyoda, em entrevista coletiva. “Não consideramos isso um fracasso porque estamos obtendo dados valiosos que ajudarão em nossa busca por um próximo desafio.”

Leia mais:

Qual era a missão do foguete da Space One?

  • O voo fracassado já tinha sido abortado no sábado (15) por ventos fortes;
  • O foguete transportava cinco pequenos satélites, incluindo um da agência espacial taiwanesa;
  • Os detalhes sobre o que causou a explosão ainda não foram divulgados;
  • Em março, outro foguete da empresa que levaria satélites para monitorar mísseis e outras atividades militares da Coreia do Norte se autodestruiu cinco segundos após a decolagem;
  • Naquela ocasião, o problema se deu por erro de cálculo da propulsão do lançamento.

Primeiro lançamento da startup ocorreu em março (Imagem: Divulgação/SpaceOne)

Fundada em 2018, a Space One, que tem sede em Tóquio (Japão), planeja impulsionar a indústria espacial do Japão e se tornar a primeira empresa japonesa a colocar um satélite em órbita, competindo, futuramente, com os Estados Unidos.

A startup é financiada pelas empresas Canon, IHI, Shimizu e grandes bancos, e pretende comercializar serviços de entrega espacial a valores mais acessíveis, além de realizar voos regulares até 20 vezes por ano.

Startup quer ser a primeira empresa japonesa a lançar satélites (Imagem: Divulgação/SpaceOne)

O governo japonês lidera seis programas espaciais atualmente, coordenados pela Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA, na sigla em inglês) e líderes da indústria, como Mitsubishi e IHI.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.