Objeto mais próximo do Sol construído pela humanidade vai fazer aproximação recorde

Na véspera de natal, sonda Parker, da NASA, chegará mais perto do Sol do que qualquer objeto feito pelo homem
Por Lucas Soares, editado por Bruno Capozzi 23/12/2024 08h07, atualizada em 23/12/2024 21h55
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A sonda Parker, da NASA, já fez história se tornando o objeto construído pelo homem a chegar mais perto do Sol. Agora, o módulo deve estabelecer um novo recorde enquanto acelera em seu voo mais próximo da nossa estrela na véspera de Natal.

Em seu 22º sobrevoo, a sonda passará a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície do Sol, a uma velocidade de cerca de 192 km por segundo. A aproximação será nesta terça-feira, 24 de dezembro, às 08h53 (horário de Brasília).

“Nenhum objeto feito pelo homem já passou tão perto de uma estrela, então a Parker realmente retornará dados de um território desconhecido”, disse Nick Pinkine, gerente de operações da missão Parker Solar Probe, para a NASA. “Estamos animados para ouvir de volta da espaçonave quando ela girar de volta ao redor do Sol.”

Durante a aproximação mais próxima, ou periélio, as operações da missão estarão fora de contato com a espaçonave, e a Parker fará uma transmissão na sexta-feira, 27 de dezembro, para confirmar sua saúde após o sobrevoo próximo.

Representação artística da sonda solar Parker, da NASA, estudando o Sol. Crédito: Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (JHUAPL)

Sonda Parker segue explorando o Sol

Desde que a Sonda Solar Parker foi lançada, em 12 de agosto de 2018, sua órbita elíptica tem permitido que ela alcance a coroa solar mais perto do que nunca – em essência, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a entrar na atmosfera externa do Sol.

A espaçonave passou repetidamente por Vênus para usar a gravidade do planeta para aumentar sua velocidade e reduzir sua órbita ao redor do Sol. Em novembro deste ano, a sonda passou pelo planeta pela sétima vez, apertando seu circuito sobre o Sol novamente, se preparando para o novo recorde. 

Leia também:

A sonda deve realizar mais quatro periélios em 2025 na mesma velocidade e distância do Sol, atualmente programados para 22 de março e 19 de junho; e, provisoriamente, 15 de setembro e 12 de dezembro.

De acordo com a NASA, a Solar Parker foi desenvolvida como parte do programa Living With a Star da NASA para explorar aspectos do sistema Sol-Terra que afetam diretamente a vida e a sociedade. As medições feitas pela sonda estão ajudando os cientistas a descobrir como o Sol funciona — algo que ainda não sabemos muito bem.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.