Cerveja de 10 mil anos com ingrediente inusitado é encontrada na China

Pesquisadores encontraram evidências de um dos primeiros processos de fabricações de cerveja de arroz do mundo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 27/12/2024 13h49
cerveja-de-arroz-1-1920x1080
Imagem: PP_Phototalk/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já tomou uma cerveja de arroz? A bebida, que tem como ingrediente principal o grão (até 40% da receita), se caracteriza por ser mais clara e leve, com um sabor delicado e menos amargo. Várias empresas vendem o produto atualmente, mas a criação dele é muito mais antiga.

Cientistas do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang, na China, analisaram fragmentos de potes do sítio de Changshan e identificaram as presenças de fitólitos (plantas fossilizadas), grânulos de amido e fungos. Segundo eles, os objetos eram utilizados para fermentação, armazenamento, cozimento, processamento e apresentação da cerveja de arroz.

Evidência mais antiga de fermentação de álcool na região

Os artefatos são datados entre 10 mil e 9 mil anos atrás e são a evidência mais antiga do processo de fermentação de álcool do leste asiático, além de representarem uma das primeiras fabricações de cerveja de arroz do mundo.

Potes usados por antigos chineses para produção de cerveja de arroz (Imagem: PNAS Anthropology)

Segundo os pesquisadores, o povo de Changshan usava o arroz como principal fonte de alimento. Folhas e cascas do grão também eram usadas na produção de potes, revelando a importância do produto para a população.

Ainda de acordo com a equipe, muitos dos grânulos apresentam sinais de degradação enzimática e gelatinização, características do processo de fermentação. Diversos elementos fúngicos também estavam presentes, como mofo Monascus e células de levedura, associados a iniciadores de qu (uma bebida chinesa) e sua fabricação tradicional, como no processo de feitura de hongqujiu, ou vinho de arroz de levedura vermelha.

Leia mais

Plantações de arroz fazem parte da cultura chinesa há séculos (Imagem: Tee11/Shutterstock)

Importância do arroz para a sociedade chinesa da época

  • Os pesquisadores do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang acreditam que as bebidas alcoólicas fermentadas de arroz tenham desempenhado um papel importante em banquetes cerimoniais no período.
  • Elas teriam tido uma importância ritual, o que potencializou o processo de plantio e cultivo do arroz na China Neolítica.
  • Ainda segundo os cientistas, isso teria acontecido em uma época em que o planeta estava ficando mais quente, no início do Holoceno, o que ajudou a popularizar a bebida.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista PNAS Anthropology.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.