Incêndios florestais sem precedentes causam mortes e destruição em Los Angeles

Rajadas de vento de mais de 100 km/h têm atrapalhado o trabalho de contenção do fogo e a previsão é que a situação piore nas próximas horas
Alessandro Di Lorenzo08/01/2025 15h58
incendio-1-1920x1080
Imagem: reprodução/redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Autoridades dos Estados Unidos estão lutando para impedir a propagação de grandes incêndios florestais em Los Angeles, na costa oeste do país. Duas pessoas morreram e pelo menos mil estruturas foram destruídas pelas chamas até o momento.

Segundo o corpo de bombeiros, cerca de 37 mil pessoas precisaram deixar a região. As rajadas de vento de mais de 100 km/h têm atrapalhado o trabalho de contenção do fogo e a previsão é que a área afetada aumente ainda mais nas próximas horas.

Milhares de hectares já foram consumidos pelos incêndios florestais

O fogo começou no Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda nesta terça-feira (07). No total, mais de 2,3 mil hectares estão em chamas. Além disso, cerca de 13 mil estruturas foram afetadas pelo incêndio até o momento, segundo autoridades locais.

Um segundo foco teve início próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas, atingindo 400 hectares. Quase 100 moradores de um lar de idosos foram removidos do local.

Incêndios florestais em Los Angeles vistos de cima (Imagem: reprodução/redes sociais)

Os bombeiros ainda informaram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de São Fernando, ao noroeste de Los Angeles, o que também levou à evacuação de alguns moradores próximos. Nesta região, as chamas já consumiram uma área de cerca de 200 hectares.

Leia mais

https://twitter.com/realtalkstruth/status/1876865463197548797

Situação deve piorar nas próximas horas

  • O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou os incêndios como “sem precedentes e imprevisíveis”.
  • Já a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse que mais de 25 mil pessoas em 10 mil residências são ameaçadas pelo fogo.
  • O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência e afirmou que o estado posicionou equipes, caminhões de bombeiros e aeronaves em outras áreas do sul da Califórnia devido ao perigo de novos incêndios na região.
  • As chamas estão sendo alimentadas pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
  • O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido até quinta-feira (09), prevendo rajadas de 80 a 130 km/h.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.