O Sul e o Sudeste do Brasil devem ser atingidos nos próximos dias por uma instabilidade climática como consequência de uma chuva orográfica, um fenômeno que aumenta as temperaturas e traz mais umidade.
Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também deve espalhar chuva – neste caso, pela costa norte da região Nordeste e nos estados do Maranhão e Piauí.
O que é a chuva orográfica?
De acordo com a Metsul, a chuva orográfica é um tipo de fenômeno que ocorre quando uma massa de ar úmida é forçada a subir devido à presença de uma barreira geográfica, como montanhas ou cordilheiras.
Durante esse processo, o ar será resfriado na medida que sobe, causando a condensação do vapor de água nas nuvens, o que eventualmente resultará em chuva.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Um exemplo bem conhecido no Brasil é a chuva orográfica que ocorre nas encostas da Serra do Mar, especialmente na região Sudeste, onde as massas de ar úmidas recebidas do oceano colidem com a serra e causam abundância.

Segundo a MetSul, “pelo menos até a próxima sexta-feira (10), as regiões do nordeste do Rio Grande do Sul, do litoral de Santa Catarina, trechos da serra e da costa do Paraná, além do sul de São Paulo, devem ser atingidas pela chuva orográfica”.
Durante o fenômeno, maiores volumes de chuvas são esperados no litoral paranaense e no Sul de São Paulo. As cidades mais distantes da costa também devem ver um aumento nas temperaturas.