A tecnologia está sendo uma importante aliada para ajudar a combater incêndios florestais na região da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Um dos exemplos disso é uma rede que utiliza inteligência artificial para detectar e monitorar novos focos de chamas.
O uso de ferramentas do tipo tem se mostrado importantes, ainda mais em um momento em que a região de Los Angeles sofre os impactos de uma das maiores queimadas da história recente. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Além disso, milhares de estruturas já foram totalmente consumidas pelo fogo.
Sistema usa tecnologia para combater as chamas
Um dos projetos que usa a IA para a detecção de incêndios é o ALERT California. O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, que gerencia milhares de câmeras posicionadas em toda o estado.

No total, a rede conta com mil câmeras que usam aprendizado de máquina para determinar se realmente há um incêndio no local. Quando há esta confirmação, os equipamentos transmitem essas informações aos operadores e equipes de emergência.
Um caso recente mostrou a eficácia da tecnologia. Na última sexta-feira (3), o sistema Alert California identificou um incêndio na vegetação em Irvine. Esta foi a primeira vez na história que os bombeiros foram acionados pela tecnologia e não após o alerta feito por uma pessoa.
Leia mais
- Incêndio florestal sem precedentes em Los Angeles pode ser visto do espaço
- Incêndios florestais sem precedentes causam mortes nos EUA
- Amazônia registra o maior número de incêndios em 17 anos
- Árvores podem parar a respiração de propósito durante incêndios

Incêndios florestais estão causando destruição nos EUA
- A tecnologia está sendo colocada à prova no momento em que Los Angeles enfrenta grandes focos de queimadas.
- O fogo começou no Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda nesta terça-feira (07).
- Um segundo foco teve início próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas.
- Os bombeiros ainda informaram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de São Fernando, a noroeste da cidade.
- Segundo as autoridades dos EUA, cerca de 37 mil pessoas foram evacuadas.
- O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou os incêndios como “sem precedentes e imprevisíveis”.
- As chamas estão sendo alimentadas pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
- O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido até quinta-feira (09), prevendo rajadas de até 160 km/h.