Tesouro medieval é descoberto na Inglaterra

O material, composto por centenas de moedas, foi encontrado durante as escavações para construção de uma usina nuclear na Inglaterra
Alessandro Di Lorenzo09/01/2025 05h30
tesouro-3-1920x1080.png
Imagem: Oxford Cotswold Archaeology
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos localizaram um pacote contendo 321 moedas de prata em excelente estado de conservação. O material foi encontrado durante as escavações para construção da usina nuclear Sizewell C, na costa de Suffolk, na Inglaterra.

Análises dataram os objetos do período entre os anos 1036 e 1044. A localização das peças aconteceu em uma interseção de antigas valas de campo, o que sugere que o tesouro foi enterrado deliberadamente.

Proprietário das moedas provavelmente era um fazendeiro abastado

Segundo a equipe responsável pela descoberta, as moedas estavam envoltas em tecido e embrulhadas cuidadosamente em uma folha de chumbo. Esta ação evidencia a importância das moedas para o seu dono. 

Tesouro pertencia a um fazendeiro local que não possuía grande influência nacional (Imagem: Oxford Cotswold Archaeology)

Ainda segundo os pesquisadores da Oxford Cotswold Archaeology, este achado oferece uma grande compreensão sobre os panoramas monetários e políticos da Inglaterra do século XI.

Com um valor estimado de 320 pence na época, o tesouro poderia comprar cerca de 16 cabeças de gado, representando uma quantia significativa para um indivíduo comum. Especialistas acreditam que o proprietário era provavelmente um fazendeiro local abastado, mas sem uma grande influência nacional.

Leia mais

Moedas foram cunhadas em vários períodos (Imagem: Oxford Cotswold Archaeology)

Moedas teriam sido enterradas por segurança

  • As moedas foram cunhadas durante os reinados de Haroldo I, Harthacnut e Eduardo, o Confessor.
  • Os objetos mais recentes datam de entre 1042 e 1044, um período marcado por mudanças políticas significativas na Inglaterra.
  • Os pesquisadores explicam que Eduardo exilou e confiscou propriedades de várias pessoas de alto escalão em seus primeiros anos de reinado.
  • Acredita-se que o tesouro tenha sido enterrado por causa desta instabilidade social.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: