Arqueólogos localizaram um pacote contendo 321 moedas de prata em excelente estado de conservação. O material foi encontrado durante as escavações para construção da usina nuclear Sizewell C, na costa de Suffolk, na Inglaterra.
Análises dataram os objetos do período entre os anos 1036 e 1044. A localização das peças aconteceu em uma interseção de antigas valas de campo, o que sugere que o tesouro foi enterrado deliberadamente.
Proprietário das moedas provavelmente era um fazendeiro abastado
Segundo a equipe responsável pela descoberta, as moedas estavam envoltas em tecido e embrulhadas cuidadosamente em uma folha de chumbo. Esta ação evidencia a importância das moedas para o seu dono.

Ainda segundo os pesquisadores da Oxford Cotswold Archaeology, este achado oferece uma grande compreensão sobre os panoramas monetários e políticos da Inglaterra do século XI.
Com um valor estimado de 320 pence na época, o tesouro poderia comprar cerca de 16 cabeças de gado, representando uma quantia significativa para um indivíduo comum. Especialistas acreditam que o proprietário era provavelmente um fazendeiro local abastado, mas sem uma grande influência nacional.
Leia mais
- Tesouro centenário é descoberto em obras de esgoto na Alemanha
- Tesouro misterioso é encontrado em cemitério viking na Noruega
- Cemitério medieval guarda tesouro de 1.600 anos

Moedas teriam sido enterradas por segurança
- As moedas foram cunhadas durante os reinados de Haroldo I, Harthacnut e Eduardo, o Confessor.
- Os objetos mais recentes datam de entre 1042 e 1044, um período marcado por mudanças políticas significativas na Inglaterra.
- Os pesquisadores explicam que Eduardo exilou e confiscou propriedades de várias pessoas de alto escalão em seus primeiros anos de reinado.
- Acredita-se que o tesouro tenha sido enterrado por causa desta instabilidade social.