Tá liberado! Anvisa aprova teste de audição no AirPods Pro 2

Novo acessório da Apple usa audiometria de tom puro para que o usuário reaja aos estímulos na tela do iPhone
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 09/01/2025 02h50, atualizada em 24/01/2025 10h05
airpods pro 2
Modelo foi lançado no Brasil em 2024 (Imagem: Roman Larchikov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanirária (Anvisa) liberou, nesta semana, o recurso Teste de Audição dos AirPods Pro 2, lançado pela Apple no Brasil no ano passado. A informação é do MacMagazine, que obteve cópia da autorização, emitida na segunda-feira (6).

O novo acessório da Apple também inclui outras duas funções que ainda dependem do aval da agência por se tratar de um assunto de saúde da população. São eles: Hearing Aid, que ajusta frequências de som de acordo com o Teste de Audição; e Hearing Protection, que evita a exposição a ruídos ambientais altos.

O recurso aprovado até agora funciona, na prática, como um autoexame. Os AirPods Pro 2 usam audiometria de tom puro para que o usuário reaja aos estímulos na tela do iPhone. São mais de 150 mil audiogramas de sons da vida real que possibilitam diferentes simulações.

AirPods 2 Pro (Imagem: divulgação/Apple)
Anvisa ainda vai analisar dois recursos do AirPods 2 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

Milhões de pessoas não sabem que estão vivendo com perda auditiva, e mais: não fazem o teste. Mas agora é mais rápido, mais fácil e mais conveniente do que nunca obter resultados cientificamente validados no seu próprio tempo”, diz o site da empresa.

O envio da documentação ficou a cargo da Emergo Brazil Import – Importação e Distribuição de Produtos Médicos Hospitalares Ltda. O mesmo processo foi feito para a liberação de recursos do Apple Watch, incluindo medição de ritmo cardíaco irregular, histórico de fibrilação atrial e apneia do sono.

Leia mais:

AirPods 2 Pro (Imagem: divulgação/Apple)
Chip H2 reduz ruídos mais altos e intermitentes (Imagem: Divulgação/Apple)

Proteção auditiva dos AirPods?

  • Segundo a Apple, uma em cada três pessoas sofre exposição excessiva ao ruído regularmente no mundo. E os AirPods Pro 2 foram apresentados como uma maneira de atender também esse público;
  • Se o usuário tiver o diagnóstico de perda auditiva leve a moderada, ele pode configurar o recurso Aparelho Auditivo para ouvir os sons mais claramente de forma imediata, de acordo com as necessidades individuais;
  • Em outros casos, o acessório reduz ativamente ruídos mais altos e intermitentes a 48 mil vezes por segundo a partir de aprendizado de máquina no chip H2;
  • “Os sons de fundo reproduzem sons calmantes — como o oceano ou a chuva — para mascarar ruídos ambientais indesejados”, completa a empresa.
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.