Uma ideia interessante pode ser a chave para avanços nos robôs com IA

Nvidia e Google estão criando ambientes virtuais para acelerar desenvolvimento de robôs e veículos autônomos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 09/01/2025 03h10, atualizada em 24/01/2025 10h01
Nvidia Cosmos
Cosmos, da Nvidia, é um desses sistemas revolucionários (Imagem: Nvidia)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O desenvolvimento de robôs com inteligência artificial (IA) não tem evoluído tão rapidamente quanto os modelos de linguagem, como o GPT. No entanto, novas iniciativas, como os “simuladores de mundo” de multiverso de Nvidia e Google, podem acelerar esse progresso.

A principal dificuldade para a robótica de IA é a escassez de dados para treinar modelos de comportamento, já que robôs e veículos autônomos exigem dados de situações físicas, que são caros e difíceis de coletar.

Visão de um robô em uma linha de produção
Nvidia, com seu modelo Cosmos, e Google DeepMind, estão desenvolvendo essas ferramentas (Imagem: Reprodução/YouTube/Nvidia)

Simuladores: solução para o treinamento de IA

  • A solução está nos simuladores, que criam vastos cenários virtuais a partir de dados do mundo real;
  • Por exemplo, ao capturar dados de um carro autônomo, é possível criar uma representação em 3D e simular milhares de cenários diferentes — com variações de clima, luz e interações com objetos e pessoas;
  • Isso permite treinar os modelos de IA de forma muito mais eficiente e em grande escala.

Leia mais:

Como destaca o New Atlas, a Nvidia, com seu modelo Cosmos, e a Google DeepMind, estão desenvolvendo essas ferramentas, que podem transformar o treinamento de robôs e veículos autônomos.

A Nvidia, em particular, já está colaborando com diversas empresas para acelerar o desenvolvimento da robótica e de veículos autônomos. Esses simuladores podem ser fundamentais para alcançar a inteligência geral artificial (IAG), como destaca o Google.

Esse avanço promete transformar a indústria de robótica e IA, criando tecnologias quase mágicas que, em breve, terão um impacto profundo na economia e no nosso cotidiano. Com isso, a IA física, associada aos simuladores multiverso, pode acelerar a transição para uma economia mais automatizada e, potencialmente, reduzir a necessidade de trabalho humano em diversos setores.

Simulações no estilo multiverso podem simular os efeitos de um número teoricamente infinito de caminhos de decisão para robôs de IA (Imagem: Reprodução/YouTube/Nvidia)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.