CES 2025: HDMI 2.2 tem maior largura de banda e menor latência de áudio

Nova especificação foi anunciada pelo HDMI Forum durante a CES 2025 e traz avanços significativos para o ecossistema HDMI
Rodrigo Mozelli09/01/2025 01h07
uas pontas de um cabo HDMI
HDMI 2.1 já atende bem aos usuários, mas o 2.2 pode ajudar muito o setor comercial (Imagem: In Green//Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O HDMI Forum, responsável pelas especificações do padrão HDMI, apresentou a nova versão 2.2 do protocolo durante a CES 2025. Entre as principais novidades estão aumento significativo na largura de banda, que agora atinge 96 Gbps, e a introdução de um protocolo específico para melhorar a sincronização entre áudio e vídeo, o chamado Latency Indication Protocol (LIP).

De acordo com a organização, a nova especificação foi desenvolvida para atender à crescente demanda por recursos de alto desempenho, acompanhando as rápidas inovações tecnológicas do mercado.

“A missão contínua do HDMI Forum é desenvolver especificações que atendam às necessidades do ecossistema HDMI. Esta nova especificação suporta o cenário em rápida evolução de tecnologias e produtos incríveis que estão entrando no mercado agora e no futuro,” afirmou Chandlee Harrell, presidente da organização.

Esquema mostrando a evolução do protocolo HDMI
Novo protocolo promete reformular o mercado (Imagem: HDMI Forum)

HDMI com mais largura de banda e maior resolução

  • O HDMI 2.2 eleva a capacidade de transmissão de dados para 96 Gbps, evolução significativa em relação à versão 2.1, que já suportava resoluções, como 4K a 120Hz e 8K a 60Hz;
  • A nova versão abre espaço para resoluções ainda mais altas, como 4K a 480Hz, 8K a 240Hz e até 10K a 120Hz;
  • Embora ainda haja escassez de conteúdo nativo em 8K, o avanço é especialmente benéfico para dispositivos de realidade aumentada e virtual (RA/RV), que exigem maior capacidade de processamento de dados;
  • Além disso, o HDMI Forum aponta que a largura de banda aprimorada poderá ser usada em aplicações comerciais, como sinalização digital em larga escala, imagens médicas e visão computacional para máquinas.

Uma das mudanças mais aguardadas é o novo protocolo LIP, projetado para reduzir a latência de áudio e melhorar a sincronização entre áudio e vídeo, especialmente em configurações que envolvem receivers de áudio/vídeo ou soundbars. Apesar de o HDMI 2.1 já ter avançado nessa área com o suporte ao eARC, usuários ainda enfrentam problemas ocasionais de atraso, que a nova especificação promete eliminar de vez.

Leia mais:

Disponibilidade e certificação

O HDMI 2.2 será lançado para adoção na primeira metade de 2025, mas, como de costume, levará algum tempo para que dispositivos compatíveis cheguem ao mercado. TVs, dispositivos externos e outros equipamentos precisarão suportar o novo padrão para desbloquear seu potencial completo.

Outro ponto interessante é que o HDMI Forum está antecipando possíveis desafios relacionados a tarifas e falsificações. Para isso, implementou um programa de certificação com etiquetas antifalsificação, que incluirão a nova marca “Ultra96” nas embalagens.

Logo gigante da CES
Novidade foi anunciada durante a CES 2025 (Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)

Embora muitos consumidores não precisem de uma atualização imediata, especialmente com o HDMI 2.1 já atendendo à maioria das demandas atuais, a nova especificação aponta para um futuro mais dinâmico e com menos limitações tecnológicas no ecossistema HDMI.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: