Os painéis dos carros mudaram bastante com o tempo. Lá atrás, o motorista tinha acesso a informações básicas apenas, como a velocidade do veículo, o medidor de combustível e a temperatura do motor. E tudo mostrado em reloginhos pequenos, por meio de ponteiros analógicos.
O próximo passo foi a substituição dos ponteiros analógicos pelo velocímetro digital. Os carros passaram a mostrar outros tipos de dados, como o consumo de combustível e autonomia, numa espécie de computador de bordo.
Leia mais
- BMW anuncia investimento bilionário no Brasil e primeiro híbrido plug-in nacional
- BMW anuncia acordo para reciclar baterias de carros elétricos
- Figure 01: conheça o robô humanoide que montará carros da BMW
Nos últimos anos, a indústria automobilística vivenciou uma revolução nos painéis de controle com a chegada dos chamados sistemas de infoentretenimento.
Esses painéis avançados combinam as funções tradicionais com recursos de entretenimento, navegação e conectividade. Agora, os motoristas podem acessar aplicativos, mapas GPS, realizar chamadas e interagir com seus dispositivos móveis sem tirar as mãos do volante.
A BMW prepara agora um passo além. A empresa alemã redesenhou o painel de todos os seus carros de luxo e, a partir do fim do ano, todos terão o novíssimo sistema Panoramic iDrive. A apresentação foi na CES 2025.
Conheça o Panoramic iDrive
- A novidade elimina duas ferramentas comuns nos carros da BMW atualmente: o controle de roda de clique iDrive e os controles por gestos.
- A BMW promete entregar simplicidade e design intuitivo com a sua nova criação.
- O painel terá quatro componentes principais:

1) O BMW Panoramic Vision – uma tela fina em todo o comprimento do para-brisa para exibir informações importantes sobre a direção e o veículo;
2) O Central Display – uma grande tela sensível ao toque focada no motorista;
3) Um novo volante multifuncional com feedback tátil;
4) E um Head-Up Display 3D de realidade aumentada (RA) opcional – para projetar informações de navegação e direção assistida na linha de visão do motorista.
- O vídeo a seguir mostra um pouco mais de como isso tudo deve funcionar – além do processo de criação do Panoramic iDrive.
- Ah, além disso tudo, o sistema conta com um assistente pessoal pareado com um grande modelo de linguagem (LLM) para comandos de voz em linguagem natural.
- O software que sustenta o conceito de exibição e operação do BMW Panoramic iDrive é o BMW Operating System X.
Quando estreia?
A BMW informa que começará a equipar todos os seus veículos com Panoramic iDrive a partir do final de 2025.
A BMW observa que o sistema Panoramic iDrive chegará primeiro em sua próxima geração Neue Klasse de EVs no final deste ano.
Vale destacar que esses são os planos informados pela própria montadora de luxo. Planos que podem mudar se o novo sistema desagradar o exigente público-alvo.
As informações são do New Atlas.