H1N1 e H5N1: quais as diferenças entre os vírus e os sintomas de cada doença?

H1N1 e H5N1 fazem parte do grupo de vírus influenza A e, quando infectam, costumam ter sintomas parecidos de gripe
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 10/01/2025 05h20
No fundo, um galo; à frente, uma ampola com o nome da gripe aviária
(Imagem: Melnikov Dmitriy/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O H1N1 e H5N1 fazem parte do grupo de vírus do Influenza A e, por isso, provocam gripe e tem sintomas bastante parecidos. Eles podem contaminar seres humanos, mas também outros animais e chamam a atenção de autoridades da saúde.

O que significa H1N1 e H5N1?

O grupo da Influenza A são classificados em subtipos a partir da presença de duas proteínas, a hemaglutina, representada pela letra A, e neuraminidase, representada pela letra N.

No tipo A, já foram identificadas 18 hemaglutininas diferentes e, por isso, a nomenclatura do H varia de H1 a H18. Já foram descobertas 11 tipos diferentes de neuramidases e, por isso, o N varia de N1 até N11.

Leia também:

Quais as diferenças e os sintomas entre os dois vírus?

Os sintomas do H1N1 e H5N1 costumam ser bastante parecidos, já que ambos pertencem ao grupo Influenza A e apresentam sintomas típicos de gripe, como febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

homem gripe
Imagem: New Africa/Shutterstock

De acordo com o Ministério da Saúde, em crianças, a temperatura corporal pode atingir níveis mais altos e é comum o aumento de linfonodos cervicais. Também pode haver quadros de bronquite e bronquiolite, bem como sintomas gastrointestinais. Em idosos, a gripe costuma trazer um quadro febril.

O Protocolo de Tratamento de Influenza 2017 indica o uso do antiviral Fosfato de Oseltamivir para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e casos de Síndrome Gripal (SG), como do H1N1 e H5N1, com fatores de risco para complicação. O início do tratamento deve ocorrer, de preferência, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

O subtipo H5N1 é predominante em surtos de influenza em aves domésticas e aves e mamíferos silvestres em diversos países da região das Américas. Quando esse vírus circula entre aves existe o risco de contaminação de seres humanos de forma esporádica, mas o vírus da influenza aviária não infecta pessoas com facilidade.

Entre os sintomas, está quadro de infecção respiratória leve que pode progredir até se tornar desconforto respiratório, pneumonia grave e óbito. Sintomas gastrointestinais, como diarreia e vômito, estão bastante associados a infecção por H5N1.

Imagem: chadin0/Shutterstock

Enquanto o H5N1 está relacionado à gripe aviária, o H1N1 é responsável pela gripe suína. O vírus provoca surtos de doença respiratória de forma regular em porcos, mas pode atingir também seres humanos, embora seja mais difícil.

Nas pessoas, o H1N1 apresenta sintomas como febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas também relatam vômitos, diarreia e piora de doenças crônicas já existentes.

H1N1 e H5N1 pode levar à morte?

Sim, ambos vírus podem levar a um quadro pneumonia e resultar em morte.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.