Pandemia ou epidemia? Entenda a diferença de forma simples!

Nas epidemias, o aumento de casos da doença é delimitado por uma área geográfica, enquanto na pandemia já se espalhou pelo mundo
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 10/01/2025 01h00
Voluntário participa de experimento científico em laboratório
Voluntário participa de pesquisa científica sobre vacina em laboratório (Imagem: Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os conceitos de epidemia e pandemia e a diferença entre eles são importantes para compreendermos a difusão de doenças ao redor do mundo. Esses termos se tornaram ainda mais comum depois da pandemia de coronavírus, que começou em 2020.

Qual a diferença entre pandemia e epidemia?

A epidemia consiste em um aumento inesperado de casos de doença em uma área geográfica específica. Não necessariamente a doença precisa ser contagiosa. Já a pandemia é declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando o aumento de uma doença é exponencial.

Leia também:

Segundo artigo da Faculdade de Saúde Pública da Columbia, a declaração da pandemia não está necessariamente relacionada com virologia, imunidade da população e severidade da doença. No caso da pandemia, a doença não está localizada em uma área delimitada (como na epidemia) e afeta diversos países e populações.

Ilustração de vírus e DNA
(Imagem: iStock)

O termo pandemia foi utilizado pela primeira vez em 1666 para descrever uma doença que se espalhava em um país. À medida que as terminologias foram avançando ao longo do tempo, outros conceitos surgiram.

A diferença entre pandemia e epidemia não está relacionada à severidade da doença, e sim a sua capacidade de se espalhar. A grande escala da pandemia leva a disrupção social de larga escala, perdas econômicas e outras dificuldades.

Além do coronavírus, outras doenças já se tornaram pandemias ao redor do mundo, como a gripe espanhola, HIV e Ebola. Com as mudanças climáticas, expansão da população humana, o maior contato entre seres humanos e animais e resistência microbiana, as chances de surgirem mais pandemias no futuro crescem.

O que são endemia e surto?

Pessoas com máscaras na rua
Imagem: william87 / iStock

Um surto pode ser definido por um aumento do número de pessoas que apresentam um problema de saúde ou emergência de novos casos de uma doença em uma nova localização. Nesse sentido, uma epidemia é quando o surto se espalha por uma área geográfica maior do que o esperado e, na pandemia, se expande para outros países e continentes.

Já a endemia não está vinculada a uma questão quantitativa. O termo se refere a uma doença que costuma estar presente entre uma população de determinada área, geralmente durante todo o ano.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.