Buracos, pavimentação degradada e percursos em terra batida tornam algumas vias desafiadoras para os motoristas brasileiros. Sobretudo, porque essa é a realidade de muitas pessoas diariamente. Mas quais são os prejuízos e danos? Será que dirigir em estrada esburacada realmente danifica o carro?
Uma coisa é certa, um bom número de condutores já deve ter se perguntado sobre o assunto. Afinal, em um país com tamanhas dimensões como o Brasil, é comum encontrar rodovias, estradas e ruas com variadas condições de conservação e fluxo de veículos.
Confira a seguir como as condições desses trajetos se reflete na vida útil do seu carro e quais medidas são recomendadas para evitar as visitas frequentes à oficina.
Leia mais:
- 5 marcas de carros com motores mais confiáveis
- Quais carros híbridos não pagarão IPVA em SP?
- Quais foram os carros mais vendidos no Brasil em 2024?
Faz mal para o carro dirigir numa estrada cheia de buracos?
Infelizmente, dirigir em uma estrada esburacada com o seu carro é algo quase que inevitável se você é brasileiro. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2023, as condições da malha viária no Brasil está com 67,5% da sua extensão classificada como regular, ruim ou péssima. Mas será que esses trechos ruins podem de fato fazer mal ao veículo?
Segundo especialista, a resposta é: sim. No entanto, os motoristas que são surpreendidos com trajetos ruins de forma eventual não têm muito o que se preocupar. Os danos maiores são causados em veículos que transitam frequentemente nessas vias.

A partir daí, os danos mais comuns ao dirigir em estradas esburacadas podem aparecer nos pneus, suspensão e amortecedores. Contudo, alguns danos podem ser imprevisíveis e, dependendo da situação de alguns lugares, a durabilidade desses componentes do veículo pode cair pela metade. Essa informação é do assessor técnico do Grupo Stellantis, Ricardo Dilser, à Autopapo, que afirmou o seguinte:
Em vias muito malconservadas, projeta-se uma redução na vida útil de até duas vezes: ou seja, 100 mil quilômetros em estradas de terra podem corresponder a 200 mil quilômetros no asfalto.
Além disso, a má condição da via associada a uma velocidade mais intensa pode causar prejuízos ainda maiores. Um desses seria a perda dos pneus, sendo necessário a substituição, caso o material das rodas seja o alumínio.

Sobretudo, se um percurso com estrada esburacada faz parte da sua rotina, o aconselhável é fazer mais revisões no veículo do que de costume. Uma dica é sempre manter o estepe calibrado, além de verificar os componentes essenciais com seu mecânico. Deste modo, peça para que ele faça uma checagem nos freios e confira o estado dos pivôs.
Como evitar problemas no carro ao dirigir por terrenos irregulares e esburacados?
Uma vez que o desafio é dirigir uma estrada esburacada com o seu carro, tenha paciência acima de qualquer coisa. A partir daí, é recomendável:
- Evitar a proximidade em relação ao carro da frente;
- Reduzir a velocidade em trechos cheios de intervenções, como vias irregulares e buracos maiores;
- Respeitar o limite de velocidade;
- Conferir antecipadamente se os itens como o macaco, o triângulo e a chave de roda estão em boas condições dentro do carro.