O X anunciou, nesta sexta-feira (10), a criação de filtro que vai rotular conteúdos e contas de paródia na plataforma. Os detalhes de como o rótulo será aplicado e a data de lançamento da ferramenta ainda não foram divulgados.
“Nós projetamos esses rótulos para aumentar a transparência e garantir que os usuários não sejam enganados a pensar que tais contas pertencem à entidade que está sendo parodiada”, diz o comunicado da rede social.
Além disso, o X informou que as contas classificadas nessa categoria deverão aderir às regras da plataforma, assim como os demais perfis, mas, em especial, sua Política de Autenticidade.

Leia mais:
- Como impedir que usuários bloqueados no X vejam seus posts
- Como bloquear publicações de política no X (antigo Twitter)
- Bumble lança ferramenta de IA para identificar perfis falsos e golpes
Quais regras são essas?
O X diz que todas as contas devem ser verdadeiras para que a rede seja um “lugar onde as pessoas tenham experiências autênticas”. Por isso, não é permitido criar perfis em massa que não sejam legítimas, o que inclui:
- Automação não autorizada: contas automatizadas ou com script que não estão em conformidade com nossa política para desenvolvedores;
- Personagens fakes: você não pode usar identidades fabricadas para se envolver em comportamento perturbador ou enganoso. Isso pode incluir o uso de fotos de perfil roubadas ou geradas por IA, bios de perfil copiadas ou roubadas e/ou informações de perfil enganosas com a finalidade de enganar outras pessoas;
- Identidade Falsa: você não pode personificar identidades de indivíduos, grupos ou organizações para enganar outras pessoas. O X permite contas de Paródia, Comentário e Fã (PCF) compatíveis na plataforma somente se o objetivo for discutir, satirizar ou compartilhar informações.

“Se você acredita que uma conta é inautêntica ou personifica uma entidade, você pode denunciá-la no aplicativo ou por meio de nossa Central de Ajuda”, explicou a rede.