X cria filtro para identificar paródias na plataforma

Ferramenta ainda não tem data para ser lançada, mas será aplicada para contas que estiverem de acordo com Política de Autenticidade da plataforma
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 11/01/2025 00h35, atualizada em 24/01/2025 10h06
Página do X na plataforma sendo mostrada em um smartphone
(Imagem: Primakov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X anunciou, nesta sexta-feira (10), a criação de filtro que vai rotular conteúdos e contas de paródia na plataforma. Os detalhes de como o rótulo será aplicado e a data de lançamento da ferramenta ainda não foram divulgados.

“Nós projetamos esses rótulos para aumentar a transparência e garantir que os usuários não sejam enganados a pensar que tais contas pertencem à entidade que está sendo parodiada”, diz o comunicado da rede social.

Além disso, o X informou que as contas classificadas nessa categoria deverão aderir às regras da plataforma, assim como os demais perfis, mas, em especial, sua Política de Autenticidade.

Pessoa vendo um celular com o logo do X
Novo filtro ainda não tem data para ser lançado (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Leia mais:

Quais regras são essas?

O X diz que todas as contas devem ser verdadeiras para que a rede seja um “lugar onde as pessoas tenham experiências autênticas”. Por isso, não é permitido criar perfis em massa que não sejam legítimas, o que inclui:

  • Automação não autorizada: contas automatizadas ou com script que não estão em conformidade com nossa política para desenvolvedores;
  • Personagens fakes: você não pode usar identidades fabricadas para se envolver em comportamento perturbador ou enganoso. Isso pode incluir o uso de fotos de perfil roubadas ou geradas por IA, bios de perfil copiadas ou roubadas e/ou informações de perfil enganosas com a finalidade de enganar outras pessoas; 
  • Identidade Falsa: você não pode personificar identidades de indivíduos, grupos ou organizações para enganar outras pessoas. O X permite contas de Paródia, Comentário e Fã (PCF) compatíveis na plataforma somente se o objetivo for discutir, satirizar ou compartilhar informações.

x twitter
Contas de paródia terão que seguir Política de Autenticidade do X (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

“Se você acredita que uma conta é inautêntica ou personifica uma entidade, você pode denunciá-la no aplicativo ou por meio de nossa Central de Ajuda”, explicou a rede.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.