Veículos e Tecnologia

Nova bateria revolucionária dura mais e apaga seu próprio fogo

Imagine um futuro onde os carros elétricos não apenas sejam mais sustentáveis, mas também mais seguros e com maior autonomia. Essa é a promessa da inovadora bateria criada por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk (DGIST), na Coreia do Sul.

A tecnologia, que utiliza um “eletrólito de polímero sólido de camada tripla”, foi destaque em recente publicação no periódico científico Small.

Nova bateria pode mudar a indústria de veículos elétricos

  • O segredo está na estrutura da bateria, que conta com três camadas: duas externas macias, que garantem bom contato com os eletrodos, e uma interna mais rígida, que aumenta a integridade estrutural;
  • Essa configuração inovadora, combinada com a adição de um supressor de fogo e alta concentração de sal de lítio, garante maior segurança, evitando a formação de dendritos;
  • Eles são pequenas estruturas que podem causar curto-circuito e incêndios em baterias convencionais;
  • Nos testes realizados, a bateria manteve 87,9% de seu desempenho após 1.000 ciclos de carga e descarga, o que representa um avanço significativo em relação às baterias atuais, que perdem entre 20% e 30% da capacidade no mesmo período.
(Imagem: IM Imagery/Shutterstock)

“Esta pesquisa deve fazer uma contribuição significativa para a comercialização de baterias de lítio metálico, ao mesmo tempo em que fornece estabilidade e eficiência aprimoradas para dispositivos de armazenamento de energia”, afirmou o Dr. Kim Jae-Hyun, pesquisador principal do projeto.

Aplicações vão além dos carros elétricos

As aplicações dessa nova tecnologia vão além dos veículos elétricos. A bateria também pode ser utilizada em smartphones, dispositivos vestíveis e sistemas de armazenamento de energia em larga escala, trazendo maior segurança e eficiência energética para diversas áreas.

Leia mais:

Apesar do grande potencial da bateria de lítio de camada tripla, ainda não há previsão para sua adoção em massa. Os custos de produção e a escalabilidade da tecnologia são alguns dos desafios a serem superados. No entanto, a inovação representa um passo importante na busca por baterias mais seguras, eficientes e duráveis.

Esta post foi modificado pela última vez em 13 de janeiro de 2025 19:10

Compartilhar
Publicado por
Gabriel Sérvio