Esta semana deve ser marcada por contrastes climáticos, de acordo com a Climatempo. Enquanto Norte e Nordeste podem enfrentar chuvas intensas e persistentes, o Sul deve encarar aumento do calor e diminuição da umidade. Já o Sudeste e parte do Centro-Oeste alternarão entre calor, temporais e pancadas de chuva irregulares, segundo a previsão do tempo.
Os sistemas meteorológicos responsáveis (parcialmente, pelo menos) pelas chuvas ainda são: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Para quem não sabe:
- ZCAS é uma faixa de nebulosidade persistente que se estende desde o sul da Amazônia até o Oceano Atlântico, passando pela região central do Brasil;
- ZCIT é uma faixa de baixa pressão atmosférica que circunda a Terra próxima à Linha do Equador, caracterizada pela formação de extensas áreas de nebulosidade e chuvas intensas.
Previsão do tempo: semana começa com alerta para chuvas intensas
A semana começa com alerta para chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, impulsionadas pela atuação da ZCAS (entre Bahia e Amazonas) e pela ZCIT (que influencia Amapá e a costa norte do Nordeste). Essas condições elevam o risco de transtornos devido ao solo já encharcado.

A previsão para esta segunda-feira (13) é de bastante chuva para essas regiões. O cenário é agravado pela combinação de calor e umidade. E há risco alto de temporais em áreas como:
- Amazonas (sul);
- Bahia;
- Ceará (sul);
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso (norte);
- Pará (centro-sul);
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rondônia;
- Tocantins.
Para a região Sudeste, a previsão é a seguinte:
- Em Minas Gerais, o calor e a umidade associados à atuação de um cavado atmosférico mantêm o risco de temporais no centro-norte e noroeste do estado;
- Espírito Santo segue em atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com possibilidade de raios e ventos de até 70 km/h;
- São Paulo e Rio de Janeiro começam a semana com características típicas de verão, incluindo pancadas rápidas e localizadas.

No Sul e em Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma mais irregular. Mas há risco de temporais no extremo norte de Mato Grosso do Sul, próximo a Mato Grosso e Goiás.
Em outras áreas do Sul, como centro-sul, leste e nordeste do Paraná, e centro-norte e leste de Santa Catarina, a previsão é de pancadas moderadas a fortes à tarde.
O interior do Rio Grande do Sul e extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul seguem marcados por calor intenso e umidade do ar abaixo de 30%.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Próximos dias
A partir de quarta-feira (15), a chuva continuará frequente e volumosa em estados como Bahia, Sergipe, sertão de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Em contrapartida, entre Alagoas e Rio Grande do Norte, a intensidade da chuva diminuirá. Já no Sul, o calor se intensificará, com temperaturas atingindo entre 35 °C e 37 °C no interior do Rio Grande do Sul.
O Sudeste terá tardes cada vez mais quentes ao longo da semana. E as pancadas de chuva típicas do verão voltarão de forma gradual a partir de quarta. A previsão aponta chances altas de temporais especialmente em São Paulo – com destaque para quinta-feira (16), quando as condições serão mais propícias.