Leite pode te prevenir de um tipo de câncer, diz estudo

Estudo diz que alimentos ricos em cálcio reduzem o risco de câncer de cólon. Carne vermelha e álcool vão na contramão
Beber-leite-1920x1080
Imagem: ORION PRODUCTION/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O maior estudo com alvo no efeito da alimentação nas taxas de câncer de cólon, realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, concluiu que alimentos ricos em cálcio consumidos diariamente diminuem significativamente o risco da doença.

Imagem ilustrando um câncer no cólon
A alimentação influencia no risco de câncer de cólon.
(Imagem: iStock/peterschreiber.media)

Durante essa pesquisa foram usados os dados de 542.000 mulheres que participaram do Million Women Study, um estudo que capturou dados a partir do acompanhamento dos hábitos e da saúde de mais de 1,3 milhão de mulheres no Reino Unido.

A equipe analisou dados de um período médio de 16 anos, durante o qual 12.251 mulheres foram diagnosticadas com câncer colorretal. Os pesquisadores então rastrearam os efeitos que 97 tipos de alimentos tiveram no risco de câncer de intestino.

A influência da dieta no risco de câncer de cólon

Após ajustar fatores como estilo de vida, índice corporal, hábito de fumar e histórico familiar de câncer de intestino, os pesquisadores concluíram que consumir 300mg de cálcio diariamente resulta, em média, numa redução de 17% do risco de câncer de cólon, quantidade encontrada em menos de 250ml de leite.

Os efeitos do cálcio não dependem normalmente de sua origem, seja ela láctea, animal ou vegetal. Mas o cálcio vindo de sorvetes e queijos não teve o mesmo benefício e o cálcio de suplementos não foi investigado pelos pesquisadores.

“Esse é o estudo mais abrangente já conduzido sobre a relação entre dieta e câncer de intestino, e destaca o papel potencial do cálcio no desenvolvimento desta doença.”, disse a autora principal do estudo, Keren Papier, da Universidade de Oxford. “Mais pesquisas são necessárias para entender os potenciais impactos à saúde do aumento do cálcio em diferentes populações”.

Álcool diariamente aumenta as chances de câncer de cólon. (Imagem: Korawat photo shoot/Shutterstock)

O estudo também confirmou os dados de que álcool e carne vermelha aumentam o risco de câncer de cólon. Os pesquisadores dizem que o risco se elevou 29% a cada 100g diárias de carne vermelha e 15% a cada 20g de álcool ingeridos por dia, menos de 180ml.

Gostando da matéria? Leia mais aqui:

Mas por que o cálcio diminui esse risco?

Embora esse estudo não tenha analisado os motivos do cálcio diminuir o risco de câncer de cólon, os pesquisadores têm algumas teorias que incluíram no estudo publicado na revista Nature Communications.

Uma dessas teorias é que o cálcio pode se ligar aos ácidos biliares no cólon e diminuir seus efeitos potencialmente cancerígenos. Outra é que ele pode proteger o revestimento do cólon desses ácidos e outras substâncias prejudiciais.

Outro pensamento foi que o cálcio pode ajudar a apoiar o processo no qual células velhas são removidas do revestimento do cólon.

Nascido em Goiânia, André Milhomem se mudou para São Paulo para ingressar na faculdade Cásper Líbero onde, até hoje, cursa jornalismo.