Google será investigado novamente — agora, no Reino Unido

Primeira investigação de 2025 do órgão regulador examina concorrência no setor de busca, uso de IA e práticas de coleta de dados pelo Google
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 14/01/2025 16h20
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(Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)
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A Competition and Markets Authority (CMA), órgão antitruste do Reino Unido, revelou nesta terça-feira (14) que iniciou sua primeira investigação oficial de 2025 sobre o domínio do Google no mercado de buscas e publicidade.

A investigação examina a concorrência nos serviços de busca, incluindo os avanços em buscas baseadas em inteligência artificial (IA), e busca identificar medidas que possam promover mais competição nesse setor. As partes interessadas têm até 3 de fevereiro para comentar.

Essa é a primeira de duas investigações prometidas pela CMA sob suas novas regras. No ano passado, acompanhamos os desafios da big tech nos Estados Unidos.

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CMA busca garantir competição leal no setor de publicidade no Reino Unido – Imagem: Mini Onion/Shutterstock

Detalhes da investigação

  • A CMA investigará, entre outras questões, se o Google apresenta concorrência fraca e cria barreiras à inovação, se favorece seus próprios serviços (como publicidade e IA), e se usa dados de consumidores sem consentimento informado.
  • A CMA também está considerando se pode classificar o negócio de busca do Google como tendo “status de mercado estratégico” (SMS), o que permitiria impor medidas para melhorar a concorrência.
  • O Google domina o mercado de buscas no Reino Unido, com mais de 90% de participação, e é amplamente utilizado por empresas para publicidade.

A CMA poderá propor ações drásticas, como desmembramento do Google ou mudanças em como os resultados de busca e anúncios são apresentados, para aumentar a concorrência e reduzir custos para empresas.

Além disso, a CMA está atenta ao impacto da IA, uma vez que novas ferramentas, como o ChatGPT, estão criando alternativas ao Google Search. Isso poderia levar a mudanças significativas nos serviços de busca, com o Google sendo pressionado a permitir concorrência nos resultados de IA.

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Google pode ser forçado a realizar mudanças na área da publicidade dos seus resultados de busca no Reino Unido – Imagem: One Artist/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.