IA pode ser crucial para ajudar setor de saúde nos EUA; entenda

Ferramenta deve simplificar processo de contestação de seguros negados, uma das maiores dores de cabeça do setor de saúde nos Estados Unidos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 14/01/2025 03h40, atualizada em 24/01/2025 10h02
Holograma de cabeça digital saindo de um tablet segurado por uma pessoa
(Imagem: sdecoret/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Waystar, empresa de pagamentos de assistência médica estadunidense, lançou nova ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa chamada AltitudeCreate, que promete ajudar hospitais a resolver uma das tarefas mais onerosas e complicadas do setor: contestar negações de seguros.

Nos Estados Unidos, hospitais gastam cerca de US$ 20 bilhões (R$ 122,14 bilhões, na conversão direta) por ano tentando reverter recusas das seguradoras. Para realizar o serviço, a ferramenta utiliza IA para redigir, automaticamente, cartas de apelação, simplificando o processo que, de outra forma, exigiria horas de trabalho manual e análise de contratos complexos.

O objetivo da Waystar é reduzir custos e melhorar a eficiência, especialmente em momento estressante para pacientes e profissionais da saúde. “Achamos que, se pudermos desenvolver um software que melhore a vida das pessoas em momento estressante quando elas estão recebendo assistência médica, então, estamos fazendo algo bom”, disse o CEO da Waystar, Matt Hawkins, à CNBC.

IA pode automatizar apelações de negação de seguros em hospitais (Imagem: Redpixel.pl/Shutterstock)

Leia mais:

Ferramenta de IA tem colaboração do Google

  • O AltitudeCreate faz parte do conjunto de soluções AltitudeAI da Waystar, lançado recentemente, e foi disponibilizado sem custo adicional para clientes que já usam os módulos de gestão de negação e apelação da empresa;
  • A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Google Cloud, que também ajudará a Waystar a explorar mais casos de uso de IA;
  • A Waystar pretende expandir o acesso à ferramenta em breve.

A recusa de reivindicações tornou-se tema polêmico nos EUA, especialmente após incidente envolvendo o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, assassinado no final do ano passado.

Com mais de 450 milhões de reivindicações negadas anualmente, a automação do processo de apelação com IA pode representar grande mudança para o setor.

inteligência na saúde
Processo que costuma demorar horas seria simplificado com a ferramenta de IA (Imagem: Shutterstock/Somkid Thongdee)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.