A partir do dia 8 de janeiro, cidadãos brasileiros que viajam ao Reino Unido precisarão obter uma autorização eletrônica para entrar no território. A nova exigência, conhecida como ETA (Electronic Travel Authorisation), será obrigatória para quem viajar a turismo ou negócios, com permanência de até seis meses, incluindo aqueles que apenas realizarão uma escala no país.
A Autorização Eletrônica de Viagem funciona como uma medida de segurança para quem viaja ao Reino Unido e não precisa de visto. Aqueles que solicitarem um ETA receberão permissão para entrar no Reino Unido e poderão passar até seis meses no país para turismo, negócios ou estudos. A autorização também garante trânsito livre pelo Reino Unido.
Todos que viajam para lá precisam de um ETA, inclusive bebês e crianças. No entanto, não é necessário solicitar essa autorização nos casos em que a pessoa já tiver permissão para morar, trabalhar ou estudar no Reino Unido, ou se tiver um visto para entrar no país.
É importante ressaltar que brasileiros que desejam permanecer por mais de seis meses deverão continuar a solicitar o visto tradicional.

Leia também:
- Como tirar passaporte brasileiro pela primeira vez?
- Como baixar CNH digital no celular
- Como criar uma conta na plataforma Gov.br
O que é e para que serve o ETA?
O ETA está sendo introduzido como parte da digitalização da fronteira do Reino Unido, permitindo uma experiência mais eficiente para viajantes. Ela se destina, em geral, a visitantes que não precisam de visto para estadias curtas no Reino Unido ou que ainda não têm um status de imigração do Reino Unido antes de viajar.
A autorização eletrônica custa £ 10 e é válida por dois anos, permitindo várias viagens. Entretanto, caso o viajante obtenha um novo passaporte nesse período, será necessário obter um novo ETA.
Após o preenchimento do formulário, espera-se que os viajantes recebam uma decisão em três dias úteis, mas pode levar mais tempo se forem necessárias verificações adicionais. Ainda assim, alguns passageiros brasileiros afirmam ter recebido a decisão em poucas horas.

Se for aprovado, o viajante receberá uma confirmação por e-mail no endereço eletrônico escolhido, e o ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte com o qual ele fez a solicitação. Se for recusado, os viajantes precisarão solicitar um visto padrão, um visto de trabalho temporário ou um visto de trânsito.
A maneira mais fácil de solicitar um ETA é por meio do aplicativo UK ETA, mas também é possível fazer o processo pelo site GOV.UK. Para a solicitação, indivíduos precisam fornecer detalhes de contato e do passaporte, fornecer uma foto que esteja de acordo com as regras, e responder a um conjunto de perguntas. É imprescindível que as pessoas viajem usando o mesmo passaporte que usaram quando solicitaram o ETA.
O procedimento digital associa o número do passaporte ao ETA, dispensando a necessidade de impressão em papel. No entanto, a autorização não garante automaticamente a entrada no Reino Unido, ou seja, o viajante deve passar pela imigração ao chegar no país.
Como emitir o ETA a tempo da viagem?
Antes de começar a emissão, tenha em mente que você precisará concluir sua inscrição de uma só vez – ou seja, não é possível salvar seu progresso. O processo é simples, basta informar um endereço de e-mail, cadastrar uma forma de pagamento, enviar uma foto do rosto e do passaporte, e responder algumas perguntas.