Um estudo realizado pelo Google e pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos revelou que o Brasil é um dos países que mais usa IA generativa no mundo. O país superou a média global e mostrou a versatilidade dos brasileiros na hora de utilizar a tecnologia, desde buscar informações online até assistência pessoal e estudos.
O levantamento também revelou que boa parte dos brasileiros enxerga a IA como promissora e que os benefícios superam os riscos.

Brasil está entre os países que mais usa IA
O estudo Our Life with AI: From Innovation to Application (Nossa vida com IA: da inovação à aplicação, em tradução livre) entrevistou 21 mil pessoas em 21 países, entre 17 de setembro e 8 de outubro de 2024. O Brasil estava entre os países da lista e contou com mais de mil participantes.
Os resultados mostraram que a média global no uso de IA generativa ficou em 48%, enquanto, por aqui, foi de 54%.
Além de superarem os níveis de uso global, os brasileiros também se mostraram otimistas em relação ao potencial da tecnologia. 65% dos entrevistados veem a IA como promissora, em comparação com 57% no restante do mundo. Para o futuro, 80% dos brasileiros considera a tecnologia como força transformada na ciência; 77% na medicina; 74% na agricultura; e 67% na segurança cibernética.
64% dos entrevistados também acreditam que os benefícios da inteligência artificial são maiores do que os riscos.

Para que os brasileiros estão usando IA
O estudo também apontou a versatilidade nas aplicações da tecnologia por aqui, desde entretenimento até contribuições para áreas pessoais, de trabalho e educação. Veja:
- 81% dos brasileiros usa IA para buscar informações pessoais, 76% usa para obter assistência pessoal e 74% usa para fins de estudo;
- 78% dos entrevistados utiliza a IA para escrever, 78% usa para fazer brainstorms, 87% usa para resolução de problemas, 72% usa para digerir documentos longos e 78% para interpretar informações complexas;
- No geral, há um consenso sobre a importância das ferramentas de escrita (85% dos entrevistados) e tradutores (89%).
Em relação ao aproveitamento do potencial da tecnologia no Brasil, 54% acredita que o país está no caminho certo, contra uma média global de 63%. No entanto, a população espera uma colaboração maior entre governo e empresas de tecnologia para alavancar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.

Leia mais:
- 2024 foi o ano da IA… o que esperar para 2025?
- Como ativar Inteligência Artificial no Google
- WhatsApp brasileiro: agência deve trocar app mensageiro por versão própria
IA no mercado de trabalho do Brasil
Quando a IA começou a se popularizar, um dos principais receios era em relação ao mercado de trabalho. Será que vamos ser substituídos pelas máquinas?
Em 2024, 60% dos brasileiros previu um aumento nos empregos diante do avanço da IA, contra 49% do restante do mundo. O percentual que confia nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.
Segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, os resultados “demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana”.