Microsoft corrige “truque” para fazer Bing ter a cara do Google

Alguns dias atrás, usuários perceberam que o Bing exibia um resultado de pesquisa que copiava a interface do Google
Leandro Costa Criscuolo15/01/2025 19h16
Apps de Google e Bing na tela de um iPhone
Big techs brigam acirradamente por usuários (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Noticiamos há poucos dias que a Microsoft vinha exibindo uma interface de usuário que copiava o Google, utilizada quando um usuário pesquisava no Bing, para fazê-los acreditar que estavam usando o Google.

Quando alguém pesquisava por “Google” no Bing, a página exibida se assemelhava à interface do Google, com uma barra de pesquisa similar, uma imagem parecida com um Doodle do Google e até um texto explicativo abaixo da barra, imitando o design da página inicial do Google.

Além disso, a interface falsificada rolava automaticamente para baixo, escondendo a barra de pesquisa do Bing no topo da página, em uma tentativa clara de enganar os usuários.

A interface enganosa foi retirada rapidamente, poucos dias depois de ser descoberta por usuários no Reddit.

Leia mais:

 O resultado, que já não aparece mais, exibido pelo Bing quando se pesquisava Google no buscador da Microsoft – Imagem: Reprodução

Microsoft em silêncio sobre a cópia

  • A Microsoft não comentou oficialmente sobre a questão, mas o Google se manifestou criticando a tática.
  • Parisa Tabriz, chefe do Google Chrome, acusou a Microsoft de usar truques para confundir os usuários e limitar suas escolhas
  • A executiva, em uma publicação no X (Twitter), lembrou que a empresa já tem um histórico de ações similares.

A Microsoft tem implementado diversas estratégias para promover o Bing e o Microsoft Edge, como modificar sites de download do Chrome e exibir pop-ups intrusivos, além de ter sido forçada a reverter anúncios enganosos dentro do Chrome em uma situação anterior.

Página do Microsoft Bing exibida em um smartphone
A Microsoft teria criado a tática para fazer usuários acreditarem estar no Google, quando na verdade usavam o Bing (Imagem: mundissima/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: