Noticiamos há poucos dias que a Microsoft vinha exibindo uma interface de usuário que copiava o Google, utilizada quando um usuário pesquisava no Bing, para fazê-los acreditar que estavam usando o Google.
Quando alguém pesquisava por “Google” no Bing, a página exibida se assemelhava à interface do Google, com uma barra de pesquisa similar, uma imagem parecida com um Doodle do Google e até um texto explicativo abaixo da barra, imitando o design da página inicial do Google.
Além disso, a interface falsificada rolava automaticamente para baixo, escondendo a barra de pesquisa do Bing no topo da página, em uma tentativa clara de enganar os usuários.
A interface enganosa foi retirada rapidamente, poucos dias depois de ser descoberta por usuários no Reddit.
Leia mais:
- Windows 11 Home e Pro: qual a diferença e qual o melhor para você?
- Microsoft planeja investimento bilionário em data centers de IA
- Google tem mais moral com a Apple do que a Microsoft; entenda

Microsoft em silêncio sobre a cópia
- A Microsoft não comentou oficialmente sobre a questão, mas o Google se manifestou criticando a tática.
- Parisa Tabriz, chefe do Google Chrome, acusou a Microsoft de usar truques para confundir os usuários e limitar suas escolhas
- A executiva, em uma publicação no X (Twitter), lembrou que a empresa já tem um histórico de ações similares.
A Microsoft tem implementado diversas estratégias para promover o Bing e o Microsoft Edge, como modificar sites de download do Chrome e exibir pop-ups intrusivos, além de ter sido forçada a reverter anúncios enganosos dentro do Chrome em uma situação anterior.
