Com a possibilidade de encerramento das atividades do TikTok nos Estados Unidos no próximo domingo (19), criadores de conteúdo têm incentivado a migração para plataformas similares — e a Lemon8 tem sido destaque.
Nesta semana, a rede social entrou no topo de downloads da App Store entre usuários americanos. Uma onda de novos usuários também foi vista com o aplicativo RedNote, como já noticiamos aqui no Olhar Digital.
A Lemon8 opera com um mix de funcionalidades já conhecidas do Instagram, TikTok e Pinterest. A rede social foi lançada inicialmente no Japão em 2020 com o nome de “Sharee”. Em 2023, foi reformulada e estreou nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A plataforma também é de propriedade do grupo chinês ByteDance, alvo da medida aprovada pelo Congresso americano que pode encerrar as atividades do TikTok por lá. O acesso ao aplicativo pode ser feito, inclusive, a partir da conta na rede de vídeos.

Ao criar um perfil no Lemon8, o usuário seleciona temas de seus interesses, como estilo de vida, comida, filmes e música. A partir daí, a rede apresenta conteúdos personalizados em um feed.
Os usuários têm à disposição ferramentas de design gráfico simplificadas, com adesivos e música que podem ser usados na edição de álbuns de fotos ou vídeos, dando um toque inspirador nas publicações.
A plataforma também incentiva textos mais longos nas legendas, tornando-a uma espécie de blog sobre diversos assuntos. Depois de testar o aplicativo, a repórter Amber Louise Bryce, da EuroNews, avaliou que essa é uma aposta da rede para otimizar mecanismos de busca (SEO) no futuro.
Leia Mais:
- TikTok: o que acontece com o aplicativo no dia do banimento nos EUA?
- TikTok comprado por Elon Musk? Rede social responde especulação
- TikTok, Google e Musk: as batalhas que moldarão a tecnologia em 2025

Imbróglio judicial no meio do caminho
O futuro do TikTok nos Estados Unidos ainda é incerto, mas há expectativa de que o presidente eleito Donald Trump interfira no assunto. O republicano convidou o CEO da rede social, Shou Zi Chew, para um lugar de honra na cerimônia de posse, marcada para segunda-feira (20), em Washington, de acordo com o jornal The New York Times.
Um projeto sancionado por Joe Biden no ano passado determinou que a plataforma se desvinculasse da ByteDance por se tratar de uma companhia com sede em Pequim. A alegação é que o negócio representa risco de segurança nacional.
A Lemon8 não está isenta da possibilidade de fechamento, na opinião de um especialista consultado pela NBC News. “Enquanto a ByteDance for de propriedade de um ‘adversário estrangeiro’ conforme definido no estatuto, então suas subsidiárias serão igualmente governadas pelas regras”, afirmou Eric Goldman, codiretor do High Tech Law Institute da Universidade de Santa Clara.
A rede social contabilizava 12,5 milhões de usuários ativos mensais até dezembro do ano passado, sendo 1 milhão nos Estados Unidos, segundo a agência The Associated Press.